Programa Capes/Udelar - até 9 de abril de 2010

Publicado: Quinta, 25 Fevereiro 2010 08:30

Projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Uruguai são apoiados

Até o dia 9 de abril de 2010, estão abertas as inscrições de projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento no edital do Programa Capes/Udelar – Projetos. A iniciativa visa o fomento ao intercâmbio de estudantes de pós-graduação, o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, na mesma intensidade, e a cooperação binacional.

A Capes fará a seleção, no âmbito do Brasil, com o apoio das coordenações das áreas do conhecimento, compostas por profissionais altamente especializados. No Uruguai, a seleção e acompanhamento dos projetos serão conduzidos pela Direção Geral de Relações e Cooperação da Universidade de La República (Udelar). As atividades realizadas nos projetos serão custeadas por meio da concessão de bolsas de estudo, diárias, recursos para material de consumo e passagens aéreas.

Os participantes deverão atender aos seguintes requisitos: ter vínculo a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; as propostas deverão ter a concordância da Coordenação de Pós-Graduação e da Pró-reitoria de Pós-Graduação e/ou Pesquisa da instituição de ensino superior (IES) de vinculação do coordenador proponente; o coordenador do projeto pelo lado brasileiro deverá possuir o título de doutor há pelo menos cinco anos, sendo sua equipe composta por no mínimo dois doutores. A duração prevista do projeto é de dois anos, prorrogáveis por igual período.

O Programa Cape/Udelar – Projetos foi criado com base no protocolo assinado entre Brasil e Uruguai em 19 de agosto de 1998.