Como se candidatar aos cursos do programa e receber uma bolsa?

Publicado: Sexta, 17 Junho 2011 15:10

O programa Erasmus Mundus (EM) é uma oportunidade única de estudar na Europa com bolsa integral.

Para os brasileiros existem oportunidades para candidatos interessados em cursar um mestrado ou doutorado completos ou ainda participar de uma experiência de intercâmbio para desenvolver seus estudos ou pesquisa em uma universidade européia.

MESTRADOS E DOUTORADOS CONJUNTOS ERASMUS MUNDUS (Ação 1)

Desde o início do programa, ao redor de 500 estudantes brasileiros já foram selecionados e beneficiados com as bolsas EM.

O programa Erasmus Mundus oferece uma seleção de 150 cursos de mestrado e 35 programas de doutorado, em todas as áreas do conhecimento, que se destacam pela excelência acadêmica e pela inovação de suas temáticas.

Para se candidatar a um curso de mestrado ou doutorado EM siga os seguintes passos:

1) Selecione o curso do seu interesse na lista completa de mestrados e doutorados.

2) Visite o site do curso escolhido e siga as instruções de candidatura. Vale lembrar que cada cursos define regras e períodos particulares de candidatura e seleção.

3) Prepare toda a documentação solicitada dentro do prazo previsto. A candidatura dos mestrados e doutorados deve ser enviada diretamente para a coordenação do curso.

A duração das movilidades depende de cada curso variando de 1-2 anos no caso dos mestrados e em média de 3 anos no caso dos doutorados. De forma similar o valor das bolsas também é particular a cada curso porém sempre são calculadas de forma a cobrir integralmente todos os gastos do bolsista como viagens, alojamento, alimentaçao, taxas acadêmicas, etc segundo o custo de vida dos países nos quais o aluno estará vivendo.

Lembre, você pode se candidatar simultaneamente a no máximo 3 cursos, mais do que isso o candidato será automaticamente desclassificado.
Para conhecer os demais requisitos e, principalmente, os prazos de candidatura visite o site específico do curso escolhido. Comece a preparar a documentação relativa a sua candidatura com bastante antecedência e boa sorte!

Para mais informação, consulte as FAQs sobre as candidaturas a Mestrado e Doutorado da Ação 1.

INTERCÂMBIOS ACADÊMICOS (Ação 2 - Janela Externa)

Este tipo de mobilidade se aplica principalmente àqueles estudantes/pessoal acadêmico que estejam atualmente vinculados a uma instituição brasileira que pertença a uma das redes selecionadas sob a Ação 2. Além disso o candidato deve estudar em uma das áreas temáticas definidas como prioritárias pela rede.
Ainda que a grande maioria dessas bolsas sejam destinadas a candidatos vinculados às universidades brasileiras sócias de cada rede, também existem algumas oportunidades em menor número  (e em algumas redes somente) que se excetuam a essa regra onde se aceitam candidaturas de estudantes de universidades nao-sócias que estejam registrados em uma universidade brasileira ou que tenham um diploma universitário de uma universidade brasileira. Por favor verifique os links abaixo.

Os projetos dentro Ação 2 involvendo universidades brasileiras apresentam oportunidades para que alunos de graduação, doutorado, pós-doutorado e pessoal docente possam ter uma experiência de estudo ou pesquisa no exterior. Essas mobilidades podem variar de períodos de 2 a 34 meses segundo o caso.

Para conhecer a lista completa de redes temáticas que oferecem bolsas de intercâmbio visite o seguinte link e procure pelos projetos que envolvem o Brasil. No site de cada rede você conhecerá se sua universidade é uma das participantes e quais são as regras para os candidatos elegíveis. Geralmente as candidaturas são enviadas através da universidade brasileira.

Para mais informação, consulte as FAQs sobre os Intercâmbio Acadêmicos da Ação 2.

O QUE O ERASMUS MUNDUS OFERECE AOS ALUNOS?

- Excelência acadêmica em cursos de alto nível e relevância

- Oportunidade de estudar e viver em no mínimo 2 países europeus (em média em 3)

- Apoio financeiro integral os candidatos selecionados

- Diplomas oferecidos por cada instituição-membro do curso conjunto

- Um ambiente altamente internacional e multicultural pela convivência com colegas e professores de todas partes do mundo

- Oportunidade de viajar e fazer amigos de todo o mundo!

Site: http://erasmusmundusnobrasil.webs.com/cursos.htm