Bolsas do Programa Conjunto de Doutorado na Alemanha - até 5 de março de 2010

Publicado: Segunda, 01 Março 2010 07:30

CNPq e CAPES oferecem bolsas do Programa Conjunto de Doutorado na Alemanha

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferecem bolsas do Programa Conjunto de Doutorado na Alemanha. O programa é feito em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), com o objetivo de formar docentes e pesquisadores de alto nível, além de consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha.

Podem ser inscritas propostas de pesquisa em todas as áreas do conhecimento até o próximo dia 5 de março para a realização de doutorado integral, duplo doutorado ou doutorado sanduíche na Alemanha.

Os candidatos às bolsas de doutorado integral devem possuir Mestrado ou formação equivalente e comprovante de conhecimento do idioma alemão ou inglês. Já para as bolsas de doutorado sanduíche e de duplo doutorado é exigido que o candidato esteja matriculado em curso de Doutorado em Instituição de Ensino Superior (IES), no Brasil. Para participar do duplo doutorado, o pesquisador deve verificar se no regulamento da pós-graduação de ambas as universidades existe essa possibilidade.

Para se candidatar, os interessados devem apresentar a proposta sob a forma de projeto e encaminhá-la via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. Além do projeto de pesquisa científica, serão exigidas carta de aceitação do orientador alemão, excelente qualificação acadêmica e cidadania brasileira ou visto permanente no país.

Os bolsistas selecionados terão direito a curso de alemão antes do início da pesquisa, de acordo com os conhecimentos do idioma de cada candidato, a área de pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã. Durante o curso de alemão, todos os bolsistas receberão, alojamento, seguro saúde e um auxílio mensal em dinheiro.