Premiação de projetos inovadores para o espaço e o mar - até 23 de maio de 2012

Publicado: Segunda, 02 Abril 2012 11:48

Um dos objetivos da fundação Jacques Rougerie, do Institut de France, é encorajar a pesquisa arquitetônica, tecnológica e de design para uma melhor adesão do homem ao meio marinho e ao espaço. Para isso, a Fundação premiará projetos inovadores que busquem contribuir para a integração responsável do homem a esses universos.

A premiação visa encorajar e recompensar o esforço, a criatividade e a audácia de projetos em matéria de arquitetura, de design, de engenharia, de urbanismo e de cultura artística. Os projetos devem levar em conta responsabilidades ambientais, industriais e tecnológicas, bem como os preceitos do desenvolvimento sustentável.

Serão três prêmios de 10 mil euros, um para cada categoria: “Arquitetura, tecnologia e design de Espaço”; "Arquitetura, tecnologia e design do mar” e “ Arquitetura & problemática da elevação das águas”.

A participação no concurso é aberta a estudantes, pesquisadores, artistas, designers, entre outros. Os candidatos poderão concorrer individualmente ou em equipe. Os participantes devem se inscrever, pelo envio por correio de dossiê contendo carta de motivação e currículo(s) vitae(s), em inglês ou francês, até 23 de maio de 2012.

O dossiê de apresentação do projeto é enviado posteriormente, até 25 de julho. Deverá conter: texto explicativo, planta, e formulário assinado de autorização do candidato.

A avaliação dos trabalhos será realizada em duas fases: primeiramente a comissão técnica fará uma pré-seleção de 10 projetos por categoria. Os projetos selecionado serão examinados pelo juri que escolherá os vencedores com base na originalidade e na qualidade do projeto.

A entrega dos prêmios ocorrerá em novembro de 2012 no Palácio do Institut de France. Os trinta trabalhos selecionados pela comissão técnica serão expostos ao público no Palácio do instituto, durante o mês de dezembro e publicados no site da fundação.