Cooperação UFRB e UNC

Publicado: Terça, 25 Setembro 2012 07:49

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Adm. Rafael Tavares Bomfim, da Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – AAI UFRB, realizou uma visita técnica na Universidad Nacional de Córdoba – UNC, na Argentina.

Na quinta-feira (19), o administrador da AAI UFRB foi recebido pelo Secretario de Relaciones Internacionales de la Facultad de Ciencia Exactas, Fisicas y Naturales – FCEFyN de la UNC, prof. Ing. Felix Roca e pelo prof. Gustavo Reati del Centro de Zoologia Aplicada de la FCEFyN, no edifício Centro de la FCEFyN. Na ocasião, foi entregue as propostas de cooperação técnico cientifica elaboradas pelos professores da UFRB, principalmente nas áreas de nomenclatura zoológica e anatomia vegetal. As propostas apresentadas pelos docentes já foram encaminhadas para a lista dos professores de la Escuela de Biología de la FCEFyN.

No dia 20, o prof. Ing. Felix Roca apresentou os principais laboratórios de la FCEFyN (laboratório das Engenharias Mecânica, Aeronáutica, Química, Energia Nuclear e Geologia) e o Subdirector del Laboratorio de Investigacion Aplicada y Deserollo del Departamento de Eletronica, prof. Oscar Vanella apresentou alguns projetos desenvolvidos pela Facultad (Vants - Veículos Aéreos Não-Tripulados, Robótica aplicada à área médica e a utilização de sensores que captam comandos de voz e movimentos do corpo, já utilizados em videogames, para operar câmeras usadas em intervenções cirúrgicas.)

A Universidade Nacional de Córdoba (UNC) é uma das maiores Universidades da Argentina. É a mais antiga do país e a quarta fundada na América. Depois da Universidade de Buenos Aires, é a segunda maior em quantidade de faculdades, docentes e alunos de todo o país.

Mais informações sobre a Facultad de Ciencia Exactas, Fisicas y Naturales – www.efn.uncor.edu