Cooperação UFRB e Goethe-Universität

Publicado: Sexta, 26 Outubro 2012 07:44

No dia 25 de outubro, o Adm. Rafael Tavares Bomfim, da Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – AAI UFRB, realizou uma visita técnica na Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main, na Alemanha.

Pela manhã, o administrador da AAI teve uma reunião na Fachbereichs Philosophie und Geschichtswissenschaften (Faculdade de Filosofia e História). Na ocasião, foi entregue uma proposta de cooperação técnico científica elaborada para o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) no campo da Teoria Crítica e da Estética da Comunicação.

Já pela tarde, a Katharina Hankov, da Assessora Internacional da Fachbereich Biowissenschaften (Faculdade de Ciências Biológicas) apresentou as principais linhas de pesquisa dos seus professores. Logo após, Rafael Bomfim conheceu dois laboratórios, o do professor Dr. Ulrike Schulte-Oehlmann do Departamento de Ecotoxicologia Aquática do Instituto de Ecologia, Evolução e Diversidade e o da professora Dr(a). Amparo Acker-Palmer do Instituto de Biologia Celular e Neurociência. No mais, Katharina Hankov considera 2013 bastante significativo pois será o ano da Alemanha no Brasil. "Temos bastante interesse em receber alunos de doutorado e pós-doutorado nos nossos laboratórios. Se o aluno já souber falar alemão será um diferencial, mas só exigimos a fluência no inglês devido as pesquisas que realizamos a nível internacional", afirma Katharina.

Em seguida, foi entregue uma planilha com as linhas de pesquisa dos professores do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCABB) nas mais diversas áreas, como por exemplo: Fisiologia Vegetal, Aquicultura, Medicina Veterinária Preventiva, Políticas Sociais para a Conscientização Ambiental, dentre outras. Já as propostas de cooperação dos demais centros de ensino da UFRB foram encaminhadas diretamente para o International Office da Goethe-Universität.

Fundada em 1914, a Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main é uma das maiores instituições de ensino superior da Alemanha, com mais de 35.000 alunos.

Mais informações sobre a Universität Frankfurt – http://www2.uni-frankfurt.de/de?locale=de