Bolsas para jovens pesquisadores internacionais na França - até 16 de abril de 2010

Publicado: Quinta, 01 Abril 2010 07:30

Dirigido a jovens pesquisadores internacionais em ciências humanas e sociais em universidades e centros de pesquisa na França

O programa HERMES visa favorecer jovens pesquisadores pós-doutorandos em ciências humanas e sociais na realização de suas pesquisas na França. A estadia de estudos é entre 3 e 9 meses, em que os pesquisadores convidados irão desenvolver um projeto de pesquisa individual em um laboratório, inserindo-se em redes científicas francesas e européias e construindo cooperações sustentáveis entre suas instituições de origem e os estabelecimentos que os acolherem.

Todas as disciplinas de ciências humanas e sociais são elegíveis. Os projetos de pesquisa que abordam os problemas do mundo contemporâneo serão considerados prioritários. Uma abordagem interdisciplinar das problemáticas de pesquisa será igualmente encorajada.

O montante da bolsa destinada a cobrir as despesas da estadia de estudos é de 2.000 € (Euros) mensais, os gastos de cobertura médica também serão levados em conta. Além disso, outras ajudas complementares de custos de documentação e participações em manifestações científicas na França e países vizinhos poderão ser concedidas. Os custos da viagem entre o país de orígem e a França serão cobertos sob certas condições.

Condições de candidatura

Os candidatos devem ser titulares de um doutorado (ou qualificação equivalente).

Devem pertencer a uma instituição de pesquisa ligada à universidade, à academia de ciências ou a um organismo de pesquisa de seu país.

A candidatura pode ser realizada até no máximo 8 anos após a defesa de tese do doutorado.

A prática fluente de francês e/ou inglês é desejável. O domínio de uma das línguas de trabalho do laboratório de pesquisa é indispensável.

Para mais informações, acesse: www.msh-paris.fr

Fonte: http://bresil.campusfrance.org/br/campusfrance-no-brasil/destaques-e-oportunidades/programa-hermes-2010-2011-577.html?recalcul=oui