A Superintendência divulga o livro "Uma Conversa sobre as Áfricas" do Professor Juvenal de Carvalho

Publicado: Terça, 09 Julho 2013 11:15

A obra é uma proposta de diálogo a partir da lei que torna obrigatório o ensino de Histórias e culturas dos povos africanos. Sujeitos fundamentais na construção do Brasil deixaram marcas em todas as dimensões da vida nacional, mas esse legado tem sido ignorado ou secundarizado pela escola brasileira.
O objetivo deste trabalho foi criar um instrumento para o ensino de História da África. Trata-se de introduzir o estudo das formações sociais africanas a partir do debate, levantando dúvidas e questões, estimulando a prática do diálogo, da conversa sobre os povos africanos e suas contribuições para a humanidade, e para o Brasil em particular.
“Uma Conversa sobre as Áfricas", em uma linguagem simples e direta, promove o encontro entre um estudante que precisa de conhecimento e um velho, um sábio cheio de Histórias. É um diálogo provocado pelo interesse e pela motivação de quem busca sabedoria. Ao perguntar, o jovem conduz a conversa. Ao responder, o velho, sábio, indica caminhos e explora possibilidades. Cada resposta pode gerar muitas perguntas. O desenrolar da conversa segue assim, ao sabor das motivações, sem um traçado pré-estabelecido.
Quantas outras perguntas poderiam ser feitas? Quantas outras respostas? A pretensão aqui não é tratar de tudo. O livro é um convite, um pedido de licença para abrir uma grande roda de conversa sobre as Áfricas.

Uma conversa sobre as Áfricas