Orientações sobre a mobilidade no IPB

Publicado: Sexta, 20 Outubro 2017 10:58

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), a Pró- Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em referência ao Edital n. 01/2017 SUPAI/PROGRAD/PROPAAE (mobilidade estudantil com recursos próprios), vem divular as seguintes informações, repassadas do IPB:

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL NO IPB

Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação.

Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucessos matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses.

Os alunos de intercâmbio devem respeitar o período de avaliação e não devem solicitar exames/ provas antes do período de avaliação;

Não aceitamos alunos para intercâmbio do ensino médio ou cursos tecnólogos;

Só aceitamos alunos de graduação/ licenciatura* e de mestrado.

Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado; As matérias e os estágios realizados no IPB devem ter reconhecimento/ validação na vossa instituição.

No novo formulário de candidatura, devem preencher a parte onde refere as matérias que os alunos vão realizar no IPB e qual a correspondência com as matérias da vossa instituição, assim fica registrado qual a matéria que o aluno terá validação/ equivalência quando regressar; Não aceitamos alunos a frequentar matérias/ estágios que vocês considerem como extra-curricular na vossa instituição, porque em anos anteriores houve muitos alunos a fazerem matérias/ estágios extra-curriculares e o desempenho não é o mesmo, muitos dos alunos acabam por desistir. Não gostamos de enviar certificados com pouca/ nenhuma aprovação, pois demonstra que a qualidade/ exigência do ensino é fraca e não podemos permitir/ facilitar que isso continue.

Fonte: Instituto Politécnico de Bragança * Licenciatura, após o Processo de Bolonha designa o grau obtido na graduação dos cursos de Ensino Superior. E diferente do que ocorre no sistema brasileiro neste caso licenciatura não se refere a formação de professores exclusivamente.