Simpósio de Habilidades Médicas promovido pela IFMSA Brazil UFRB

Publicado: Segunda, 03 Setembro 2018 16:38

Arte---Relato-do-Simpsio

A Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) é uma entidade com representação em dezenas de países, no Brasil tem comitês em 136 escolas de medicina, entre elas a UFRB. Essa federação tem o slogan “Estudantes de medicina que fazem a diferença”. A diferença proposta está na construção de uma formação medica extramuros, para além das salas de aulas, laboratórios, hospitais, em que estudantes entrem contato com as especificidades da comunidade, exercendo seu papel de produtor de conhecimento. A perspectiva é construir ações educativas para a saúde aos acadêmicos e a sociedade, diálogos com entidades sociais, intercambiar e disseminar conhecimentos para construir soluções às demandas das comunidades.

Fazendo a diferença, a IFMSA/UFRB presenteou a comunidade do Centro de Ciências da Saúde da UFRB com a presença de um dos ícones da formação médica no Brasil, da América Latina, o Prof. Dr. Celmo Celeno Porto, no Simpósio de Habilidades Médicas. Suas obras formam profissionais da medicina há décadas, tendo seus compêndios de semiologia humana como porta de entrada para estudantes e profissionais no universo da medicina.

A excepcionalidade da presença do Dr. Celmo Celeno Porto, ou apenas, Prof. Porto no CCS/UFRB, está tanto na sua trajetória de vida, com vasta produção cientifica, com obras consagradas como Semiologia Médica, Clínica Médica na Prática Diária, Exame Clínico, no título de Professor Emérito da Faculdade de Medicina da UFGO, no fato de ser membro Honorário da Academia Nacional de Medicina, e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFGO, mas, principalmente, por todo investimento na busca de uma formação médica humanizada.

Ao honrar o Simpósio de Habilidades Médicas com sua presença, compondo a mesa com outros celebres docentes, Prof. Luciano Laranjeira e Prof. João Neiva na noite de 15.08.2018, lotou o auditório do IFBA, Prof. Porto mostra-se fazendo a diferença. Essa noite foi recheada de inesquecíveis aprendizados, pois, para além da fala dos professores, os estudantes e profissionais presentes tiveram a honra de vivenciar, no universo fenomenológico apresentado pelo Prof. Porto algumas proposições sobre “Relação Médico-Paciente: Uma ferramenta no cuidado”, defendendo a prática médica humanizada. O aprendizado dessa humanização se expressou no real/concreto, no contato direto com a grandeza da humildade desse professor e médico. E para os ávidos de mais Porto, na manhã seguinte, o professor, acompanhado pelos membros da IFMSA, fez uma visita as instalações do CCS, e disseminar mais um pouco do seu arsenal de conhecimento através das histórias vivenciadas em sua trajetória, propondo um modelo medico acolhedor a condição do humano. Ele acolheu a todos com palavras de incentivo, um abraço amigo, uma escrita encorajadora, um self, fotos, autógrafos e expressões bem humoradas.

A presença desse ilustre mestre na arte de fazer da medicina um instrumento de respeito a dignidade humana fortaleceu nos membros da IFMSA o compromisso com a proposição de ser estudantes que fazem diferença.

Texto elaborado pelos diretores da IFMSA Brazil UFRB