Abertas as inscrições do Programa de Dupla Diplomação para o curso de Agronomia

Publicado: Sexta, 22 Fevereiro 2019 18:46

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tornam pública a realização de seleção de discentes do curso de Agronomia para o Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal através do Edital Nº 01/2019 SUPAI/PROGRAD/CCAAB – UFRB.

As inscrições estão abertas no período de 22/02 a 29/03 de 2019. Para concorrer é necessário ser discente regulamente matriculado no curso de Agronomia (CCAAB), cursando, no mínimo, 7º ou 8º período; possuir índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 6,0; ter no máximo 03(três) reprovações acumuladas em atividades formativas nos dois períodos letivos anteriores ao período da inscrição e não ter sido reprovado(a) em atividade formativa pleiteada ou atividade formativa equivalente.

Os(as) selecionados(as) terão isenção na taxa de anuidade e acesso gratuito ao Restaurante e Alojamento do IPB durante a mobilidade. Os custos com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, e outras despesas decorrentes da mobilidade internacional serão de responsabilidade do(a) estudante.

O prazo para a entrega da documentação exigida pelo IPB, a saber: Passaporte; Histórico Acadêmico e Contrato de Estudos, se encerra no dia 30/04/2019.

As inscrições serão realizadas através do envio da documentação listada abaixo, digitalizada em um único arquivo no formato pdf e na seguinte ordem, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

1. Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
  2. Cópia de documento de identificação (RG, CPF);
  3. Passaporte ou protocolo de solicitação junto à Polícia Federal (se houver. Esta é a única documentação que não é de envio obrigatório)
  4. Cópia atualizada do Histórico Acadêmico;
  5. Termo de Compromisso (Anexo II);
  6. Pré-projeto de pesquisa (Anexo III)
  7. Plano de estudos – Modelo SUPAI (preenchido eletronicamente) aprovado pelo Colegiado do Curso e assinado pelo(a)  discente. (Anexo IV)
  8. Contrato de estudos do IPB (preenchido eletronicamente) assinado pelo(a) discente e pelo(a) coordenador do curso (Anexo VII)
  9. Cópia do Currículo Lattes atualizado e com os documentos comprobatórios das atividades
  10. Barema preenchido (Anexo VI), de acordo com o currículo e os documentos comprobatórios apresentados;

O processo seletivo, previsto para ocorrer no período de 01 a 10 de abril de 2019 será composto por: Análise do Histórico acadêmico; Entrevista com Análise do Currículo Lattes e Avaliação de Barema.

A duração inicial da mobilidade internacional para este Programa de Dupla Diplomação será de um ano, podendo ser prorrogada por até quatro meses. No seu retorno, o(a) discente deverá cursar no mínimo um semestre na UFRB.

Edital 01/2019 retificado (publicado em 08/03/2019)

Anexos do Edital

Contrato de Estudos do IPB - Anexo VII