Programa CAPES-YALE de doutorado em ciências biomédicas

Publicado: Terça, 01 Outubro 2019 12:15

A Superintendência de Assuntos Internacionais divulga o Programa CAPES-Yale de doutorado em Ciências Biomédicas tendo sido criado visando treinar estudantes para se destacarem neste ambiente de pesquisa.

Este programa, por meio da concessão de bolsas para excepcionais estudantes do Brasil realizarem doutorado pleno no Programa Combinado de Ciências Biológicas e Biomédicas (Programa BBS) de Yale, tem como objetivo principal formar os futuros líderes acadêmicos para a pesquisa no Brasil e no Mundo nas áreas relacionadas. O programa visa ainda fomentar uma transformação de longo prazo na qualidade da ciência produzida no Brasil e por brasileiros no mais alto nível de competitividade internacional.

Inscrições abertas até às 17h do dia 01 de novembro de 2019 (horário oficial de Brasília). Com início das atividades na Universidade de Yale a partir de agosto de 2020.

Os interessados poderão candidatar-se para as ênfases (tracks) do Programa BBS, conforme relação abaixo:

1. Bioquímica, Biologia Quantitativa, Biofísica e Biologia Estrutural (Biochemistry, Quantitative Biology, Biophysics and Structural Biology)
  2. Biologia Computacional e Bioinformática (Computational Biology and Bioinformatics)
  3. Imunologia (Immunology)
  4. Microbiologia (Microbiology)
  5. Biologia Celular Molecular, Genética e do Desenvolvimento (Molecular Cell Biology, Genetics, and Development)
  6. Medicina Molecular, Farmacologia e Fisiologia (Molecular Medicine, Pharmacology, and Physiology)
  7. Neurociência (Neuroscience)
  8. Biologia molecular de plantas (Plant Molecular Biology)

Os candidatos aprovados serão integrados ao Programa BBS, que é consideravelmente diferente dos programas de pós-graduação do Brasil. No primeiro ano do Programa, os estudantes cursarão de duas a três disciplinas por semestre, cumprirão de dois a quatro rodízios de laboratório e, em seguida, selecionarão um orientador de tese no laboratório no qual será conduzida sua pesquisa de doutorado, conforme as 11 opções de doutorado do Programa BBS, listadas no edital.

Tipo de programa: Bolsa individual

Modalidade: Doutorado Pleno

Os objetivos do Programa Capes-Yale de Doutorado em Ciências Biomédicas são:

1. Selecionar e formar estudantes do Brasil no Programa Combinado de Ciências Biológicas e Biomédicas (Programa BBS) na Universidade de Yale.
  2. Fomentar a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo nas áreas relacionadas ao Programa;
  3. Fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil.
  4. Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.
  5. Ampliar o acesso de pesquisadores (as) brasileiros (as) a centros internacionais de excelência.
  6. Proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Itens Financiáveis

Benefícios custeados pela Capes:

• Mensalidades, do 1º ao 3º ano do Programa.
  • Passagens de ida e volta.
  • Auxílio-instalação.
  • Auxílio seguro-saúde, do 1º ao 3º ano do Programa.

Benefícios custeados pela Universidade de Yale:

• Taxas acadêmicas e administrativas.
  • Mensalidades, do 4º ao 6º ano do programa, quando houver.
  • Seguro-saúde, do 4º ao 6º ano do programa, quando houver.

Duração da bolsa:

Até 6 (seis) anos, com avaliações para renovação da bolsa anualmente.

Inscrição:

• A inscrição será realizada em duas etapas: a primeira, junto à Capes, que fará a pré-seleção dos candidatos. Os candidatos recomendados pelo processo seletivo da Capes realizarão a segunda etapa de inscrições no formulário online da Universidade Yale, conforme orientações estabelecidas no edital.
  • As inscrições serão gratuitas e admitidas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição na seção “Links disponíveis” na presente página. Deverão ser seguidas as orientações estabelecidas e os prazos definidos no edital.
  • Os candidatos recomendados pelo processo seletivo da Capes deverão realizar inscrição na Universidade Yale.
  • A CAPES e a Universidade Yale não se responsabilizarão por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Links disponíveis:

Inscrições Capes: https://inscricao.capes.gov.br

Nota de divulgação de Yale sobre o Programa: https://news.yale.edu/2018/06/25/yale-capes-program-prepare-brazils-next-generation-science-leaders

Para interessados no Programa Capes/Yale ou candidatos ao edital: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.