Programa de recepção de professores visitantes no Instituto Politécnico de Bragança Edital 01/2020

Publicado: Terça, 01 Outubro 2019 13:44

A Superintendência de Assuntos Internacionais informa que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, abre inscrições para o edital de recepção de professores visitantes, por um semestre letivo. Os(as) docentes interessados(as) deverão submeter carta de motivação, curriculum vitae e plano de trabalhos, até 30/11/2019, para período de visita entre 15/02/2020 e 17/07/2020 (2º semestre letivo na instituição estrangeira).

O professor visitante vai desenvolver as atividades de lecionar uma disciplina (tipicamente de 6 créditos ECTS, 4 horas letivas/semana), correspondendo a 20% do tempo de dedicação; participar de projetos de inovação pedagógica em curso no IPB, nomeadamente, a facilitação ou acompanhamento de projetos Demola ou outros módulos extracurriculares inovadores; o acompanhamento e a participação nos mestrados inovadores do IPB (mestrado em Inovação e Empreendedorismo e mestrado em Inovação de Produtos e Processos), correspondendo a 20% do tempo de dedicação.

Compete também ao professor visitante realizar um plano de pesquisa, a concretizar em cooperação com pelo menos um professor do IPB e preferencialmente integrado nas unidades de I&D do IPB, correspondendo a 60% do tempo de dedicação.

A seleção dos professores visitantes será coordenada pelo presidente do IPB. A definição da disciplina a lecionar pelo professor visitante será validada pelo Conselho Técnico-Científico da Escola do IPB que oferece o respectivo curso

De acordo com as condições do edital, o IPB assegurará o alojamento do professor visitante na Residência Internacional de Professores do IPB e uma viagem de e para o seu país de residência.

O docente deverá possuir doutoramento e um currículo científico de impacto internacional. Os(as) interessados(as) deverão submeter a candidatura na plataforma http://www.ipb.pt/go/s918, até o dia 31/10/2019, através de um único arquivo PDF, incluindo uma carta de motivação (descrevendo a área de atuação e o plano de trabalho de sua preferência), seguida do curriculum vitae.

Edital Professor Visitante IPB

www.ipb.pt