Docente da UFRB publica artigo sobre intercâmbio estudantil internacional

Publicado: Segunda, 10 Agosto 2020 20:21

A Revista Eletrônica de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos publicou, em sua última edição, o artigo Programa Ciência sem Fronteiras: um relato de experiência por estudantes de Engenharia de Pesca, assinado pelo professor do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Marcelo Carneiro de Freitas*, e pela ex-estudante Nathália Byrro Gauthier, que também foi bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) durante a graduação.

O artigo traça um breve panorama acerca da internacionalização no Brasil, discute a mobilidade acadêmica vivenciada por estudantes de engenharia de pesca da UFRB em outros países, aborda a satisfação dos estudantes com o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), a importância da experiência internacional para aprendizado de um novo idioma, aponta também alguns entraves iniciais como a saudade da família e a barreira linguística, no início da estada no país escolhido, e conclui que a mobilidade internacional foi excelente e enriquecedora para os discentes.

Segundo o pesquisador Marcelo Freitas,A mobilidade internacional é experiência única na graduação para o discente, além de permitir um maior aprendizado acadêmico, tem a possiblidade do estudante vivenciar outra cultura e aprender uma nova língua, contribuindo para o crescimento pessoal”. O docente acrescenta ainda que “É importante que haja um retorno para a comunidade acadêmica da experiência desses estudantes, em forma de evento ou algo do tipo, para despertar um interesse entre outros e desmistificar alguns medos que outros possam ter.” Para Nathália Gauthier, “ a internacionalização me permitiu conhecer uma metodologia de ensino diferente, experienciar e aceitar diferentes culturas e perspectivas, e consequentemente, essa imersão aumentou o meu domínio do inglês.”. Atualmente mestre pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Nathália morou no Canadá durante 18 meses, na condição de bolsista, enquanto ainda era estudante de graduação da UFRB.

Atualmente na UFRB, estudantes de graduação podem participar de intercâmbio internacional, atendendo aos critérios básicos como: integralização mínima de 20%; coeficiente de rendimento igual ou maior que 6,0; possuir proficiência do idioma estrangeiro quando exigido, ter plano de estudos aprovado pelo Colegiado, além de outros específicos, de acordo com os editais de seleção lançados anualmente pela  Superintendência de Assuntos Internacionais (Supai).

O artigo completo pode ser conferido em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3633