Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

TOEFL

Publicado: Quinta, 30 Setembro 2010 08:15

EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

TOEFL , TOEIC , IELTS E CPE

 

Existem vários exames de avaliação de proficiência em inglês daqueles que o falam não como língua materna. Quatro deles são de grande abrangência e reconhecimento internacional: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), pronunciado /towfl/, o TOEIC (Test of English for International Communication), pronunciado /'towIk/, o IELTS (International English Language Testing System), pronunciado /'ayelts/, e o CPE (Certificate of Proficiency in English).

O TOEFL e o TOEIC são os dois exames norte-americanos mais conhecidos. O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service (New Jersey) e o TOEIC por uma subsidiária deste. O TOEFL tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidade dos Estados Unidos ou Canadá, portanto, com vocabulário e textos mais voltados a temas acadêmicos, ao passo que o TOEIC, criado posteriormente, se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. No Brasil, o exame norte-americano Michigan também é conhecido, não tendo entretanto o mesmo reconhecimento no plano internacional.

O IELTS e o CPE são os dois exames britânicos mais conhecidos. O IELTS tem um objetivo semelhante ao TOEFL porém é de responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES),um departamento da University of Cambridge (UK), em conjunto com o British Council, e predomina na Inglaterra, demais países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

O CPE é o mais avançado de um conjunto de 5 exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência em inglês, também de responsabilidade do UCLES. Embora o CPE também sirva para comprovar proficiência em inglês de candidatos a cursos superiores no Reino Unido, seu objetivo é mais genérico, procurado muito na Europa por aqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. A série completa de exames é:

KET (Key English Test) - Cambridge Level One
PET (Preliminary English Test) - Cambridge Level Two
FCE (First Certificate in English) - Cambridge Level Three
CAE (Certificate in Advanced English) - Cambridge Level Four
CPE (Certificate of Proficiency in English) - Cambridge Level Five

 

Outros exames britânicos menos conhecidos são:

 

Também no Candá existe um sistema de avaliação de proficiência em inglês:

Canadian Language Benchmarks (CLB)

 

O TOEFL é oferecido em 180 países, podendo ser feito a qualquer momento, enquanto que o CPE é oferecido apenas duas vezes por ano. O IELTS é oferecido em 105 países, também todos os meses, dependendo da cidade. Aproximadamente 800 mil pessoas fazem o TOEFL a cada ano e mais de 4.400 instituições de ensino superior nos Estados Unidos e no Canadá exigem o TOEFL de estudantes internacionais. O CPE, assim como o IELTS, é requisito para admissão a universidades britânicas, embora algumas delas também aceitem o TOEFL. Todos, portanto, têm orientação acadêmica, sendo que no IELTS o aluno pode optar por um exame com orientação geral, isto é, não com vistas a estudos acadêmicos.

O TOEFL e o IELTS não são exames em que o aluno passa ou não passa, ao passo que o CPE é, possuindo 3 passing grades: A, B e C. O TOEFL é atualmente oferecido em duas forma: internet-based e paper-based. O paper-based TOEFL (PBT) confere um escore que varia de 310 a 670, o internet-based (iBT) confere um escore de 0 a 120. Ambos têm validade de apenas 2 anos. Isto faz sentido, uma vez que a habilidade em língua estrangeira pode se alterar significativamente num período de dois anos. O IELTS confere um escore de 0 a 9.

  • O paper-based TOEFL é um teste de escolha múltipla dividido em três partes: Listening Comprehension, Structure and Written Expression, e Vocabulary and Reading Comprehension. As três partes têm peso igual. O paper-based TOEFL pode ser complementado pelo TWE (Test of Written English) e pelo TSE (Test of Spoken English). O internet-based TOEFL. É dividido em quatro partes: Listening, Speaking, Reading and Writing, ou seja, já inclui testes de produção oral e redação. No Brasil, o TOEFL é normalmente ministrado pelos centros ou institutos biculturais brasileiros norte-americanos. (Salvador ACBEU)

O preço do internet-based TOEFL é aproximadamente US$ 150,00 dólares e sua duração aproximada é de 4 horas.

O TOEIC é composto de 2 partes: Listening e Reading, tem duração de 2 horas e pode ser feito nos mesmos institutos biculturais que aplicam o TOEFL como também em muitos dos cursos de inglês espalhados pelo Brasil. Um teste TOEIC simulado é disponibilizado gratuitamente online em: http://www.test-my-english.com/. Em 2007, a ETS Global introduziu o TOEIC Speaking & Writing Tests (online) como complemento opcional.

O IELTS é composto de 4 partes: Listening, Reading, Writing e Speaking, e tem uma duração aproximada de 3 horas e é ministrado no Brasil pelas unidades do British Council e pelas escolas Cultura Inglesa. Veja IELTS Centers in Brazil.

O CPE é composto de 5 partes: Reading, Writing, Listening, Speaking e Structural Competence. Listening tem 12% de peso e as outras secções 22%. Duração: 5 a 6 horas. É ministrado no Brasil pela Cultura Inglesa.

O TOEFL, o TOEIC e o IELTS predeterminam um prazo de validade de 2 anos. Embora o CPE e o ECPE não especifiquem um prazo de validade, é sabido que habilidades com línguas estrangeiras podem se alterar com o tempo.

OBS: Em 2005, a ETS apresentou seu novo teste - o TOEFL iBT - que substituirá o teste TOEFL atual. Este novo TOEFL avaliará também o speaking. Por exemplo, um aluno deverá ler uma história e comentar sobre ela. A introdução do TOEFL iBT no Brasil foi em março de 2006.

 

Todos esses exames são unicamente testes de avaliação de proficiência; não são certificados de capacitação profissional. Se propõem apenas a tirar um retrato, o mais fiel possível, da habilidade da pessoa no momento em que esta se submete ao exame.

Nenhum dos exames de proficiência mede conhecimento gramatical, mas sim habilidade prática geral. Isto é, o candidato não precisa responder perguntas do tipo "O que é voz passiva? Dê um exemplo." ou "Como se constroi o perfect tense?" Os exames medem apenas a habilidade funcional, a capacidade comunicativa, o grau de familiaridade do candidato com as formas corretas da língua. Quem fala, lê e escreve com facilidade, mesmo sem conhecer regras gramaticais, alcança uma boa pontuação. Portanto, o melhor preparo para exames de proficiência é simplesmente desenvolver familiaridade com o inglês nas suas formas oral e escrita.

No caso específico do TOEFL, algumas escolas oferecem um teste simulado que permite ao aluno conhecer o formato do exame e ter uma estimativa do provável escore que poderá alcançar. Isto entretanto não é muito necessário, uma vez que o próprio boletim do TOEFL, que o aluno pode obter gratuitamente em um dos centros onde o TOEFL é aplicado ou pela Internet <http://www.toefl.com/>, já apresenta modelos de questões que permitem ao aluno se preparar. Livrarias especializadas em materiais para ensino de inglês também oferecem uma variedade de livros preparatórios para o TOEFL, acompanhados de CD de áudio, com dezenas de testes simulados que qualquer um pode se auto aplicar.

A administração inteligente do tempo é um aspecto que pode se traduzir num numa melhor pontuação no TOEFL. No teste de listening comprehension, por exemplo, é comum o candidato, sob tensão por querer se esforçar ao máximo para obter a melhor pontuação possível, colocar demasiada atenção na resposta ao primeiro trecho gravado que ouve e não prestar atenção ao seguinte e assim por diante. Já no teste de structure and written expression, não perca tempo tentando lembrar-se de regras gramaticais; siga sua intuição e seus ouvidos. Para quem tem boa familiaridade com o inglês bem falado e bem redigido, não há normalmente dificuldade de tempo. Na parte de reading comprehension, mesmo para o aluno avançado, pode haver falta de tempo. A leitura dos textos deve ser feita com atenção máxima. Não precisa ser dinâmica, mas não há tempo para se ler mais de uma ou duas vezes o mesmo texto. Na redação, é importante disciplinar o pensamento e colocar a idéia de forma clara e objetiva.

Schütz, Ricardo. "Exames de Proficiência em Inglês." English Made in Brazil . Online. 30 setembro 2010.

registrado em:
Fim do conteúdo da página