Previsão de Lançamento de Editais para Mobilidade Internacional em 2022

Publicado: Sexta, 15 Julho 2022 17:29

A Superintendência de Assuntos Internacionais informa que está previsto para o mês de agosto de 2022, o lançamento de editais para o Programa de Mobilidade Internacional e Dupla Diplomação Presencial da UFRB.

O edital poderá ofertar até 9 vagas aos(às) discentes matriculados(as) nos cursos de graduação da UFRB, conforme indicado a seguir:

a) Universidade de Bayreuth (UBT), Alemanha – 01 vaga
b) Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal – 04 vagas
c) Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha  – 02 vagas
d) Exclusivo para estudantes do curso de Agronomia: Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal – 02 vagas

Havendo disponibilidade orçamentária, será concedido aos(às) discentes aprovados(as) no edital, auxílio financeiro institucional através de concessão de bolsa mobilidade, para subsidiar a realização da mobilidade internacional. Já os(as) selecionados(as) para a dupla diplomação serão contemplados apenas com o auxílio deslocamento, pois terão acesso a residência/dormitório na IES estrangeira.

O Programa de Mobilidade assegura isenção nas taxas acadêmicas das IES estrangeiras, mas ressalta-se que o(a) discente selecionado(a) deverá arcar com todas as despesas de viagem e de manutenção no país de destino.

Dentre os requisitos para inscrição, destacam-se:

a) Estar regularmente matriculado(a);

b) Possuir Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 6,0;

c) Integralização mínima de 20%

d) Plano de estudos aprovado e assinado pela Coordenação do curso.

e) Para os(as) estudantes interessados(as) na Dupla Diplomação, além dos requisitos mencionados acima, deverão ter até 70% de integralização no início do intercâmbio e ter um pré-projeto de pesquisa com um possível coorientador da UFRB.

f) Comprovar proficiência no idioma inglês ou alemão, caso escolha realizar os estudos na Universidade de Bayreuth (UBT) através de certificado emitido por instituição reconhecida e que comprove, no mínimo, nível B2 de Inglês ou B2 de Alemão. Serão aceitos certificados emitidos por institutos de idiomas que possuem credenciamento para emissão de certificados de proficiência, tais como TOEFL, IELTS, TOEIC, Cambridge (para Inglês) e Teste Goethe, TESTDAF (para Alemão), dentre outros, assim como os emitidos por outras instituições certificadoras.

A realização da mobilidade internacional deverá ter início a partir de fevereiro de 2023. Para mais informações consultem o site (www.ufrb.edu.br/supai) ou entrem em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.