UFRB lança pesquisa pra definir Planejamento Linguístico da instituição

Publicado: Segunda, 25 Julho 2022 19:03

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Comitê de Políticas Linguísticas, lança questionário online direcionado a servidores docentes, técnicos-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação da instituição, com o objetivo de definir o Planejamento Linguístico da instituição.

Entre as treze perguntas do levantamento estão se o participante domina outra língua estrangeira; e se tem desejo de aprender Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras, Línguas Indígenas ou Outras. O questionário também aborda perguntas como a quantidade da carga horária, modalidades de oferta, dificuldades e habilidades de se aprender outra língua.

Segundo o professor Flávius Almeida dos Anjos, o Comitê entende que a construção de um planejamento linguístico deve passar pelo crivo de todos os interessados em aprender línguas, por isso, toda a comunidade acadêmica deve se mobilizar, respondendo a um questionário simples.

“Essa ação não apenas subsidiará o planejamento linguístico da UFRB, mas deverá se constituir como um instrumento de diagnóstico que muito contribuirá para o processo de internacionalização universitária, agenda de política linguística da UFRB”, explica Flávius.

Responda ao questionário online até o dia 31 de julho.

Evento

No próximo dia 29 de julho, a TV UFRB vai transmitir a palestra ”Internacionalização Universitária e o papel das Línguas Estrangeiras”, com o professor José Francisco Quaresma de Figueiredo (UFG) e mediação do professor Flávius Almeida dos Anjos. Essa é uma iniciativa do Comitê de Políticas Linguísticas da UFRB.