Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programa Leitorado financia leitores brasileiros para atuar em IES e promover a língua portuguesa e a literatura brasileira

Publicado: Sexta, 12 Agosto 2022 08:46

O Programa Leitorado financia leitores brasileiros para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES) e promover a língua portuguesa e a literatura brasileira nessas instituições.

A pré-seleção de candidatos cabe à CAPES com o apoio de consultores ad hoc. A validação ou não dos candidatos, a concessão de bolsa bem como sua alocação cabe ao Ministério de Relações Exteriores (MRE), por meio da Divisão de Temas Internacionais Culturais e de Língua Portuguesa (DCLP).

Tipo de programa

Bolsa individual

Objetivos

  • Promover a língua portuguesa na variante brasileira nos países de atuação dos Leitores.
  • Proporcionar maior visibilidade internacional à cultura, à literatura e ao ensino superior brasileiros.
  • Ampliar o acesso de professores com experiência na área prioritária do Edital a centros internacionais de excelência.
  • Ampliar a colaboração entre instituições nacionais e estrangeiras, bem como entre docentes que atuam no Brasil e no exterior, nas áreas do Edital.

Modalidade de bolsa e benefícios

Modalidade:

  • Leitor - modalidade de bolsa específica do MRE, seu financiador, definida pela Portaria Interministerial nº 01, de 20 de março de 2006.

Benefícios custeados pelo MRE:

  • Bolsa mensal
  • Passagem de ida e passagem para regresso definitivo ao país de origem

Obs: As instituições de Ensino Superior estrangeiras custearão as contrapartidas das IES, que se diferenciam conforme a instituição, e constam na descrição dos benefícios no Anexo I do Edital.

Duração: O exercício do leitorado será de até 02 (dois) anos e poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante a autorização da DCLP/IGR/MRE e se a legislação local permitir, totalizando-se quatro anos, observado o interesse e a disponibilidade orçamentária e financeira do IGR/MRE.

Inscrição

Deve ser apresentada à CAPES exclusivamente por meio do formulário de inscrição online, que está disponível em: https://inscricao.capes.gov.br ,dentro dos prazos estabelecidos no Cronograma deste Edital.

Para mais informações acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-leitorado

registrado em:
Fim do conteúdo da página