UFRB abre inscrições do Programa de Dupla Diplomação para curso de Agronomia

Publicado: Terça, 25 Julho 2023 14:53

A Superintendência de Assuntos Internacionais da  UFRB (SUPAI) divulga a abertura das inscrições para seleção de estudantes do curso de Agronomia para mobilidade acadêmica internacional no âmbito do Programa de Dupla Diplomação com Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. São ofertadas duas vagas, condicionadas à aceitação da instituição estrangeira.

As inscrições estão abertas no período de 10 de julho a 18 de agosto, no endereço eletrônico https://www.ufrb.edu.br/supai/editais-mobilidade, com a anexação da documentação necessária descrita no Edital SUPAI/PROGRAD/CCAAB Nº 05/2023. Não serão cobradas taxas de inscrição.

Para concorrer as vagas é necessário ser estudante regulamente matriculado no curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), possuir Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 6,0 (seis); ter integralizado no mínimo 60% e no máximo 65% da carga horária do curso no momento da inscrição; e possuir, até a data 30 de setembro de 2023, passaporte com validade mínima até 2025 ou data posterior.

A duração normal prevista do período de mobilidade internacional é de 1 um ano. A UFRB vai conceder auxílio financeiro aos alunos selecionados no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para subsidiar os gastos com alimentação e moradia no país de destino durante a realização da mobilidade internacional. No IPB será disponibilizado financiamento parcial da alimentação para utilização do restaurante universitário nos dias úteis, através do pagamento de 2,50 EUR por refeição completa, valor igual cobrado aos discentes portugueses do IPB. Além disso, no IPB, pelo acordo de cooperação firmado entre as instituições, haverá a isenção da taxa de anuidade, no valor de 1.300 euros.

Processo seletivo

O processo seletivo será constituído por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. O resultado da primeira etapa correspondente a Análise do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA); e Análise do Barema proposto acontecerá no dia 04 de setembro de 2023, por meio do site https://www.ufrb.edu.br/supai/editais-mobilidade.

Na segunda etapa, serão realizadas a Avaliação do pré-projeto; e Entrevista presencial sobre o pré-projeto e a dupla diplomação. O resultado da segunda etapa será divulgado nos dias 14 e 15 de setembro de 2023. O resultado final será conhecido no dia 21 de setembro, no site da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI).

O prazo para envio da documentação exigida ao IPB (Cópia do passaporte com validade mínima até 2025; Histórico acadêmico atualizado; Contrato de estudos; e Curriculum Lattes/Vitae;), para fins de análise e emissão da carta de aceite, encerra em outubro de 2023. A não obtenção da documentação em tempo hábil poderá implicar na desclassificação do candidato e impossibilidade do intercâmbio.

A duração da mobilidade será de um ano, podendo ser prorrogada por até quatro meses. O semestre acadêmico para este Programa de Dupla Diplomação está previsto para o período de fevereiro a julho. O Acordo de Cooperação firmado entre a UFRB e o IPB prevê que ao finalizar o curso de Agronomia o estudante receberá o diploma de Bacharel em Agronomia expedido pela UFRB e o diploma de Mestre em Agroecologia, expedido pelo IPB com validade apenas no território da União Europeia (UE).

Acesse o edital e mais informações em: https://www.ufrb.edu.br/supai/editais-mobilidade