Professores Convidados na França - até 15 de dezembro de 2010

Publicado: Quinta, 09 Dezembro 2010 08:40

Cátedras de professores convidados - IHEAL 2011-2012

Há mais de dez anos, o IHEAL atribui cada ano cátedras a professores e pesquisadores estrangeiros que trabalham sobre a América Latina em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Instituídas graças ao Ministério francês do Ensino Superior e da Pesquisa, essas cátedras são parte da política francesa de cooperação científica com essa região do mundo; elas possibilitam ao IHEAL tecer elos com numerosas universidades latinoamericanas e consolidar uma ampla rede científica.

Essas cátedras são exclusivamente reservadas a professores pesquisadores de diferentes nacionalidades (América do Norte, América do Sul, Europa) especializados no estudo das sociedades latinoamericanas e vinculados a universidades dessas regiões. São elas :

Cátedra Simon Bolivar (toda a América Latina)
Cátedra Antonio Nariño (Colômbia e países andinos)
Cátedra Pablo Neruda (Chile e países do Cone Sul)
Cátedra Alfonso Reyes (México, América Central e Caribe)

Condições de acesso

O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estada no IHEAL e ser titular de um doutorado. O IHEAL privilegia as candidaturas para estadas longas de um semestre (4 a 5 meses, de setembro a janeiro ou de fevereiro a junho) ou de um ano.

Os beneficiários das cátedras são solicitados a ministrar duas formações por semestre: uma de até 26 horas e a outra de até 14 horas.

Os professores e pesquisadores que beneficiam da cátedra poderão realizar um de seus cursos em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

Mais informações  http://www.iheal.univ-paris3.fr/spip.php?rubrique568

Contato  iheal-chaires@univ-paris3.fr