Abertura de inscrições para a Mobilidade Internacional

Publicado: Quarta, 10 Outubro 2018 14:23

A Superintendência de Assuntos Internacionais – SUPAI e a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tornam público o lançamento de dois editais de mobilidade acadêmica internacional, a saber: Edital 03/2018, para os interessados em realizar intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, em Portugal, custeado integralmente pelo discente e o Edital 04/2018, referente à mobilidade na Universidade de Bayreuth – UBT, na Alemanha, com auxílio de bolsa no valor de €350,00 (trezentos e cinquenta euros) na instituição de destino.

As inscrições estão abertas no período de 10 de outubro até às 23h59min do dia 30 de novembro de 2018. Para a UBT está disponível uma vaga e para o IPB até quinze vagas.

Os(As) interessados devem encaminhar a documentação exigida nos respectivos editais, digitalizada em arquivo único no formato pdf e na ordem exigida, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não será cobrada taxa de inscrição. Podem se candidatar apenas os discentes de graduação que tenham integralizado no mínimo 20% e no máximo 60% da carga horária do curso no momento da inscrição e que possuam coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 6,0, dentre outros requisitos.

O processo seletivo será constituído por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório, que incluem análise do histórico acadêmico, entrevista, análise da carta de intenções com exposição dos motivos e análise do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2019. Os (As) discentes selecionados realizarão o intercâmbio durante um semestre letivo, com possibilidade de prorrogação por mais um semestre. A mobilidade internacional terá início em setembro de 2019 no IPB e outubro de 2019 na UBT.

Os editais, seus anexos e toda a documentação necessária, encontram-se disponibilizadas nos links abaixo:

Instituto Politécnico de Bragança - Portugal

Edital IPB

Anexos IPB

Anexo VI - Indicadores de custo no IPB

Anexo VII - Contrato de Estudos IPB

Universidade de Bayreuth - Alemanha

Edital UBT

Anexos UBT

Mais informações sobre os cursos no site das instituições estrangeiras: www.ipb.pt e https://www.uni-bayreuth.de/en/

Recomendamos a leitura do Guia da Mobilidade Internacional.

Dúvidas sobre os editais pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (75) 3621-5315.