Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eixos de pesquisa em Gestão Pública

O Curso Superior de Tecnologia em em Gestão Pública conta com nove eixos de pesquisa, nos quais se inscrevem os professores orientadores vinculados à Gestão Pública. Para saber mais sobre os potenciais orientadores, clique aqui.

Os nove eixos de pesquisa, com seus respectivos temas e professores orientadores, estão relacionados a seguir:

1. PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

Evolução e características da gestão pública: as singularidades brasileiras; novos cenários e novos desafios; os efeitos da globalização e do desenvolvimento tecnológico; flexibilidade organizacional; articulação entre esferas governamentais; articulação intersetorial / Relação sociedade civil e gestão pública: diversidade de expectativas; desigualdade; accountability; governabilidade; responsividade /Experiências, Especificidades da gestão pública não estatal.  Instrumentos contemporâneos de gestão: redes, parcerias, contratos, e-governo / Perfil do servidor público: técnica x política; governança; avaliação de desempenho e compromisso com resultados; flexibilização das relações de trabalho.

 

Orientadores neste eixo: Profs. Jorge Antonio Santos Silva, Sielia Barreto, Lys Vinhaes, Doraliza Monteiro, Daniela Abreu Matos e Lucas Cerqueira.

2. GESTÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Fundamentação teórica e metodológica da gestão social e do desenvolvimento. Questões teóricas e práticas relacionadas à construção da governança territorial, com destaque para a atuação dos atores governamentais, da sociedade civil e do mercado. Implicações da gestão social e da governança para o desenvolvimento local. Contradições e propostas alternativas aos modelos de desenvolvimento. Papel das parcerias interinstitucionais na formulação e implementação de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento local e para a gestão social. Participação e autogestão. Gestão de Organizações da Sociedade Civil/ Sustentabilidade e Mobilização de Recursos por Organizações da Sociedade Civil. Empoderamento de comunidades locais e regionais. Capital social, redes de cooperação e território. Empreendedorismo social / coletivo e o desenvolvimento local. Formas associativas e o desenvolvimento local – associações, cooperativas, consórcios. Desenvolvimento de projetos de intervenção.

 

Orientadores neste eixo: Profs. Ivana Muricy, Daniela Abreu Matos, Jorge Antonio Santos Silva, Nelson Montenegro e Lucas Cerqueira.

3. QUESTÕES ECONÔMICAS E A GESTÃO PÚBLICA

A gestão pública e o cenário macroeconômico; crescimento econômico e agregados macroeconômicos; políticas macroeconômicas: políticas para geração de emprego, política fiscal, monetária e cambial; controle inflacionário x crescimento econômico x dívida pública; manejo das políticas macroeconômicas e impactos na sociedade brasileira; planos de estabilidade econômica e contexto político/histórico; conjuntura atual da economia brasileira no contexto da economia globalizada; financiamento e crédito; desigualdade social e pobreza.

Orientadores neste eixo: Profs. Sielia Barreto, José Mascarenhas, Nelson Montenegro e Jorge Antonio Santos Silva.

4. PLANEJAMENTO E GESTÃO GOVERNAMENTAL NA BAHIA

Conceituação de planejamento – o planejamento estratégico. Métodos de planejamento estratégico – PES e ZOOP. O planejamento estratégico como ferramenta fundamental para o planejamento governamental. O planejamento como instrumento de gestão do Estado. O pensamento estratégico na gestão governamental. A concepção do planejamento governamental – abordagem histórica. Modelos de planejamento governamental. Fundamentos legais e instrumentos do planejamento governamental – Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei do Orçamento Anual (LOA). O processo do planejamento governamental – planos, programas, projetos e ações. A Lei de Responsabilidade Fiscal – implicações para o planejamento e a gestão governamental. A experiência da Bahia em planejamento governamental – abordagem histórica e atualidade. Os modelos de gestão governamental do estado da Bahia – abordagem histórica e crítica. Análise de planos de governo do estado da Bahia e de municípios do Recôncavo Baiano.

Orientadores neste eixo: Profs. Jorge Antonio Santos Silva, José Mascarenhas, Nelson Montenegro e Sielia Barreto.

5. ESTUDOS UNIVERSIDADE – SOCIEDADE

Universidade como campo de reflexão. Os desenhos internos de seus programas e políticas; sua relação com outros níveis de educação formal, sua atuação junto a diferentes setores da economia e sociedade local. As mudanças do cenário do ensino superior no Brasil e políticas de acesso e permanência aos estudantes de origem popular. A qualidade da educação básica e os mecanismos de ingresso, permanência e progressão no ensino superior. O papel e a relação da UFRB com o Recôncavo da Bahia e a assunção de tarefas e dilemas das universidades públicas contemporâneas.

Orientadores neste eixo: Profs. Georgina Gonçalves, Daniela Abreu Matos e Lys Vinhaes.

6. POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRACIA

Estudos teóricos e empíricos em teoria de políticas públicas, formação da agenda, processo de tomada de decisão, implementação, participação social na formulação e implementação das políticas, gestão democrática, PPA Participativo, políticas públicas e política, instituições políticas e políticas públicas, políticas sociais, história política da administração pública no Brasil. Democracia, Cultura e Participação Social.

Orientadores neste eixo: Profs. Maria Inês Caetano, Lys Vinhaes, Daniela Abreu Matos e Lucas Cerqueira.

7. AVALIAÇÃO, INFORMAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Estudos teóricos e empíricos sobre a avaliação de políticas públicas e sobre políticas de avaliação; sobre suas definições político-conceituais, delineamentos metodológicos, usos feitos tanto dos resultados quanto de outros elementos da avaliação, no planejamento, implementação ou posteriores à divulgação dos resultados; sobre avaliadores, avaliados, stakeholders e usuários; sobre a definição e uso de indicadores, taxas e índices; sobre a relação Universidade – Serviço Público na geração e no uso de conhecimento e dados para a gestão; importância da informação no planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas.

Orientadores neste eixo: Profs. Lys Vinhaes, Doraliza Monteiro e Lucas Cerqueira.

8. DIREITO E GESTÃO PÚBLICA

Fundamentos constitucionais das Políticas Públicas; Reformas administrativas no Brasil: das inovações trazidas pela Constituição Federal/88 às propostas atualmente em tramitação no Congresso Nacional; Instituições políticas no federalismo republicano brasileiro e o processo eleitoral; Políticas públicas de proteção aos consumidores. Superendividamento e inclusão social.

Orientador neste eixo: Prof. Pedro Lepikson

9. QUESTÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA

Imagens das organizações. O poder e as organizações. Economia das organizações - instituições e custos de transação. Teoria geral da Administração. Teoria crítica das organizações. Estudos organizacionais. O papel das organizações no desenvolvimento. Redes nas organizações - redes sociais e empresariais. Organizações, redes e governança territorial. Abordagens contemporâneas das organizações. Metodologias e instrumentos de planejamento estratégico na gestão pública. Cadeias de suprimento, logística integrada e distribuição nos serviços públicos. Gestão de materiais e patrimônio no setor público. Gestão de pessoas no setor público. Sistemas de informações gerenciais para accountability e tomada de decisão na esfera pública. Cultura organizacional no setor público. Comunicação organizacional no setor público. Marketing público. Gestão do conhecimento no setor público.

Orientador neste eixo: Profs. Jorge Antonio Santos Silva, Nelson Montenegro e Doraliza Monteiro

 

Fim do conteúdo da página