Nos dias 09 e 10 de julho, acontecerá o Congresso internacional "Saúde mental da população negra e educação superior: Balanço de uma década" nos campi do Centro de Ciências da Saúde - CCS e da UNEB em Santo Antônio de Jesus. Realizado pelo Grupo NEPPINS, UFRB-CCS e UNEB-Campus V o evento já está recebendo inscrições via site. Para a submissão de resumos, o prazo é até o dia 17 de junho.

Acesse o site do evento para mais informações

Confira aqui a programação

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM PSICANÁLISE, IDENTIDADE, NEGRITUDE E SOCIEDADE
10 anos de estudos e pesquisas em Saúde Mental e Relações Étnicas: movimentos, trajetórias e balanço da primeira década

Em 2019 o NEPPINS – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanalise, Identidade, Negritude e Sociedade, comemora 10 anos de aniversário de muitas ações no ensino, pesquisa e na extensão, na graduação e pós-graduação. Para esta festa organizamos o II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NEPPINS cujo tema é SAUDE MENTAL DA População NEGRA E Educação SUPERIOR.
Inovando mais uma vez o NEPPINS/CNPQ/UFRB agrega no Congresso a parceria com a UNEB Campus V que está à frente da organização como o Professor Dr. João Neto, diretor do campus, e o Prof. Sandro Correia.
A UNEMAT – Universidade do Estado do Mato Grosso também apoia o evento através da presença do Professor Visitante em Estagio Pós Doutoral, Dr. Paulo Alberto Santos Vieira, neste ano fortalecendo os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do NEPPINS/CNPQ/UFRB.
A UFF – Universidade Federal Fluminense, também é um apoio expressivo na condução epistemológica do evento, considerando que o Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia, possui referências e parcerias de estudos sobre saúde mental da população negra, através da presença do Professor Associado Doutor Abrahão de Oliveira Santos que integra a mesa de discussão sobre experiências negras na construção da psicologia
O palestrante internacional é Sheik Modibo Dadiarra (Senegalês, Intelectual e escritor pan-africanista, desenvolve técnicas de saúde e bem estar a partir da tradição e epistemologias africanas na Comunidade Madinatu Munawara Keur Baba Lima, Senegal - C.M.M)

A tradução da conferência principal de abertura e participação com alguns apontamentos será feita pelo Prof. Dr. Bas´Ilele Malomalo (Filosofo, Doutor em Sociologia e docente da UNILAB. Pesquisador do Cladin/UNESP/SP) personalidade senegalesa que desenvolve há mais de 20 anos atividades em saúde física e mental a partir de epistemologias originarias da ancestralidade africana.

Teremos também na manhã do dia 9 de julho duas vivências em Saúde Mental que abrirão o Congresso com a participação de todos os congressistas: a) Plantando o Ipê Irokô e b) Danças Circulares. Estas vivências serão realizadas por personalidades da ciência psicológica acadêmica e do campo das práticas integrativas em saúde mental e bem estar emocional, como integrantes da Associação Ylé Axé Oponda Odé, da Baixa do Morro em Santo Antônio de Jesus, coordenado pela Professora e Yalorixa Mãe Nilza da Oxum, da Comunidade São Benedito, através do Psicólogo Clinico e Padre Edson Vieira além da atuação dos alunos e coordenação do curso de psicologia da FACEMP, durante as dinâmicas e oficinas em Saúde Mental.
Pesquisadores experientes da Bahia, do Brasil e do mundo, no campo das Relações Étnico Raciais, Educação, Quilombos e Saúde Mental integram o Comitê Cientifico do Congresso que avaliarão os trabalhos a serem apresentados nos seis Simpósios (GTs) de pesquisa em comunicações orais e pôsteres: UNEB, UESB, UFRB, UNILAB, UFF, UFRJ, UFSCAR, UFBA, Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Paris VII e o Centro Médico Psicológico Minkowiska em Paris.
No dia 10 de julho, Rodas de Conversa, Mesa Redonda, Palestras, Lançamento de dois E-books (Psicologias, Pedagogias e Tecnologias em Quilombos. EDUFRB, 2019 e Quilombos: Saúde Mental, Psicologias e Outras Visões. Ambos organização Regina Marques de Souza Oliveira. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2019) e dois livros impressos (Sereia Dandara na Cachoeira de Oxum. Poesia Juvenil. Regina Marques de Souza Oliveira. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2019 e Tô Guto e Seu Padrinho. Conto Infanto-Juvenil. Regina Marques e Claudia Silva. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2018).
Todos estão convidados para celebrar 10 anos de existência do NEPPINS/CNPQ/UFRB, com a alegria de que mesmo em tempos adversos a luta pela vida e a união entre as pessoas e povos – diferentes e diversos - deve ser o princípio maior de saúde e bem estar em todos os tempos da Humanidade. Afinal, “quem pode pensar ser feliz se não for por amor?” (João Bosco). E a função da universidade pública brasileira, principalmente nas últimas décadas, tendo como olhar a população do Estado desta sofrida e querida Bahia, é exemplo de luta pelo desenvolvimento do acesso a direitos, vida e saúde das populações de nosso pais. Isto, além de ciência, é sobretudo compromisso e sacerdócio de Fé e Amor!