Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ligas Acadêmicas

Escrito por Ivanei | Criado: Segunda, 13 Janeiro 2020 12:26 | Publicado: Segunda, 13 Janeiro 2020 12:26 | Acessos: 4129

- Ligas Acadêmicas Registradas no CCS/UFRB


No âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a Resolução nº 33/2019 normatiza a formação e o funcionamento das Ligas Acadêmicas. Nesta, as ligas são definidas como entidades sem fins lucrativos, criadas, organizadas e conduzidas essencialmente por discentes e sob supervisão geral de um docente efetivo da UFRB.

A diretoria de cada Liga Acadêmica deve ser formada por no mínimo 6 membros discentes, estando todos devidamente matriculados na UFRB ou em outra Instituição de Ensino Superior, mas os cargos de presidente ou vice-presidente só poderão ser ocupados por discentes matriculados na UFRB.

É obrigatória a supervisão de no mínimo um docente da UFRB, mas há a possibilidade de inserção de supervisor externo. É facultada ainda a participação de Técnicos-Administrativos, discentes de cursos de outras instituições de ensino superior e profissionais convidados.

Para o registro, o formulário deve ser preenchido e o Estatuto da Liga deve ser elaborado de acordo com a resolução. Os documentos devem ser encaminhados para a Gestão de extensão do Centro onde ocorrerão majoritariamente as atividades. O registro segue o seguinte fluxo:

Formulário de registro e estatuto > Apreciação da Gestão de Extensão > Apreciação em Conselho Diretor do Centro de Ensino > Gestão de Extensão > NUGEDOC/PROEXT

Anualmente, toda Liga Acadêmica deverá apresentar plano de trabalho para sua revalidação. Esse processo segue o fluxo abaixo:

Plano de trabalho anual elaborado pela Liga > Apreciação da Gestão de Extensão > NUGEDOC/PROEXT para revalidação.

Os relatórios devem ser apresentados semestralmente à Gestão de Extensão do Centro, duas semanas após o término de cada semestre, para acompanhamento, análise e emissão de certificados de seus membros registrados. Relatório e certificação seguem o seguinte fluxo:

Relatório e pedido de certificação> Apreciação da Gestão de Extensão do Centro > NUGEDOC/PROEXT para emissão dos certificados.

Para saber mais sobre a institucionalização das Ligas Acadêmicas na UFRB, acesse os arquivos abaixo.

 

- Resolução nº 33/2019 - Dispõe sobre a normatização dos procedimentos para a formação e funcionamento das Ligas Acadêmicas no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

- Ligas acadêmicas - Orientações, tramitações e fluxos

 

 

Fim do conteúdo da página