Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Mancha do Racismo Ambiental: Derramamento de óleo no Nordeste e Vulnerabilização em Saúde

Os impactos do derramamento de óleo no Nordeste sobre a saúde da população será tema de evento no CCS-UFRB.

 

“A Mancha do Racismo Ambiental: Derramamento de óleo no Nordeste e Vulnerabilização em Saúde” é o tema do evento que ocorrerá no dia 28 de novembro (quinta-feira), a partir das 14 horas, no Auditório do UMEPS, no Centro de Ciências da Saúde da UFRB. O evento contará com a participação de lideranças comunitárias e da Associação de Pescadores e Pescadoras de Graciosa, além de docentes do CCS.


A proposta da atividade é promover um diálogo entre Universidade, comunidades e sociedade que possa resultar em proposições e ações que reverberem sobre o enfrentamento do derramamento de óleo, que já se tornou o maior desastre ambiental do litoral nordestino.


O evento está sendo realizado pelo componente “Conflitos Ambientais, Território e Saúde”, envolvendo discentes e docentes, que vem discutindo as injustiças ambientais que recaem de maneira desproporcional sobre as populações quilombolas, indígenas, entre outras comunidades tradicionais, ameaçando seus territórios e suas possibilidades de reprodução social, cultural e econômica. Nesse contexto, é possível afirmar que o derramamento de óleo aprofunda o racismo ambiental já vivenciado por essas comunidades que lutam contra diversos impactos provocados por um modelo de desenvolvimento excludente que ameaça seus territórios de vida e a sua saúde. O evento também tem o propósito de discutir os impactos sobre a saúde dessas populações, considerando a saúde mental, a segurança alimentar e nutricional, a saúde do trabalhador e as respostas que poderiam ser dadas pela rede de atenção em saúde. Por isso, professores de diferentes cursos do CCS foram convidados a participar do evento ampliando o diálogo e os olhares transdisciplinares.


PROGRAMAÇÃO:
13:40h – Credenciamento
14:00h – Apresentação de vídeos
14:15h – Abertura do evento – racismo ambiental – discentes do componente
14:30h – Vozes dos territórios (lideranças comunitárias de Graciosa- BA: Bárbara Ramos e Nildo Sacramento)
15:00h – Roda de diálogos em saúde (prof. Fernando Feijó, profa. Evelyn Siqueira, prof. Victor Aurélio, prof. Fábio Oliveira, profa. Edleuza Oliveira)
16:00h – Interações – participação do público
17:00h – Eencerramento – profa. Mayara Melo e discentes do componente.
17:30h – Partilha de saberes e sabores


Os inscritos no evento receberão certificado de atividade de extensão de 4h, para isso é importante realizar a inscrição por meio do seguinte formulário:

Inscreva-se aqui

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página