UFRB migra e-mail institucional para o Gmail

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 16 Março 2020 11:24 | Publicado: Segunda, 16 Março 2020 11:24 | Acessos: 3713

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inicia a utilizar do Gmail (ferramenta do pacote G Suíte for Education) como serviço de e-mail institucional, por orientação do Comitê de Governança Digital, acatando sugestão da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC).

A mudança tem como objeto atender a demanda de ampliação da capacidade de armazenamento do serviço e propiciará economia substancial nos custos de aquisição e manutenção de infraestrutura de tecnologia.

No último mês de janeiro, a COTEC concluiu a migração de e-mails de todos os domínios da UFRB, sendo as novas mensagens sincronizadas diariamente.

Neste processo foram migrados os e-mails, pastas e subpastas. Não foram migrados: agenda, contatos, as configurações de compartilhamento de pastas; os filtros/regras de mensagens; e-mails da pasta spam e da lixeira.

Cronograma

Pelo cronograma sugerido pela COTEC, o acesso ao Zimbra ou Gmail acontecem desde ontem (02) até o próximo dia 14. Neste período as mensagens poderão ser enviadas e recebidas tanto pelo Zimbra como pelo Gmail (ressaltando que pode haver uma diferença no tempo de entrega das mensagens entre os serviços neste primeiro momento).

Após o dia 15 de março, o acesso se dará somente pelo Gmail. O acesso ao Zimbra ficará limitado apenas a consulta a mensagens antigas.

Dúvidas ou dificuldades encontradas no acesso ao serviço serão resolvidas através de chamados no Helpdesk (helpdesk.ufrb.edu.br), por telefone (75) 3673-0506 ou com os técnicos de TI em exercício nos Centros de Ensino.

Como acessar

Para o primeiro acesso ao Gmail, a COTEC criou uma interface que permite a migração e ativação da conta de e-mail institucional através do endereço protocolo.ufrb.edu.br/gmail.aspx.

Após a ativação, será possível acessar o Gmail utilizando o e-mail da UFRB e a senha já utilizada no acesso ao Zimbra.

Qual a senha utilizo para acesso no gmail?

- Depois de realizar o procedimento de primeiro acesso, a senha será a mesma que utilizava no Zimbra.

Acessei o Gmail, mas percebi que as mensagens não foram migradas, o que fazer?

- Pode registrar um chamado (helpdesk.ufrb.edu.br) que será feita uma nova migração da sua conta.

Tento ativar o e-mail para o primeiro acesso e apresenta mensagem de erro, o que fazer?

- O login deve ser o e-mail completo (Exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) . Se o e-mail e a senha estiverem corretos e mesmo assim não tiver sucesso, entre em contato com a COTEC.

Por quanto tempo terei acesso ao e-mail antigo?

- Não há data definida para o desligamento definitivo, mas esperamos manter disponível para consulta por pelo menos 06 meses.

O Google é o proprietário dos dados das instituições ou dos alunos?

- Não. O Google não se considera proprietário dos dados dos clientes nos serviços principais do G Suite, e isso é afirmado na seção “Propriedade intelectual”.

O Google vende os dados dos alunos ou das instituições para terceiros?

- Não. O Google não vende seus dados do G Suite para terceiros nem compartilha informações pessoais armazenadas nos sistemas com terceiros, exceto em algumas circunstâncias excepcionais descritas no contrato do G Suite e na Política de Privacidade do Google, como quando o usuário solicita o compartilhamento ou quando é obrigado a fazer isso de acordo com a lei.

O G Suite tem anúncios?

- Não. No pacote de serviços principais do G Suite não há anúncios. Fora desse pacote, os serviços adicionais do Google podem exibir anúncios, conforme descrito no Aviso de privacidade do G Suite. Para os usuários do G Suite, o Google não usa informações pessoais, ou informações associadas a uma Conta do Google, para segmentar anúncios.

Quais Universidades usam o G Suite?

- Também aderiram ao G Suite a UFPE, USP, UNESPE, UFLA, UNIFEI, UFOP, UFPA, UFG, UFTM, UFSCAR, UFSC entre outras.

*Fonte: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigrh/telaAvisoLogon.jsf