Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ciclo de Lives CCS

Escrito por Anderson | Criado: Terça, 19 Maio 2020 07:44 | Publicado: Terça, 19 Maio 2020 07:44 | Acessos: 2267

Programação do Ciclo de Lives: (mais informações abaixo)

Dia 28/04 - 19 horas: Apresentação da Comissão
Dia 01/05 - 16 horas: "Saúde mental dos idosos no contexto da Covid-19" com a Profª Draª Josevânia da Silva
Dia 04/05 - 16 horas: "Exercícios chineses para a saúde: equilíbrio e vitalidade" com Fádua Gustin
Dia 06/05 - 15 horas: "Como fazer máscaras caseiras" com Sandra Jesus Almeida

Dia 07/05 - 19 horas: "Saúde da População Indígena em Tempo de Coronavírus" com Felipe Tuxá
Dia 08/05 - 19 horas: "Saúde mental em tempo de pandemia" com Marcelo Fonseca Gomes de Souza
Dia 11/05 - 19 horas: "Gestão e rede de cuidado: reflexões e possibilidades de atuação (de)frente a pandemia" com Manoel Rocha Reis Neto
Dia 13/05 - 18 horas: "População Negra - Indígena e saúde mental no Brasil e no mundo" com Regina Marques de Souza Oliveira
Dia 15/05 - 19 horas: "O cuidado com as crianças em tempos de pandemia" com Juliana Prates Santana

Dia 18/05 - 17:30 horas: "Saúde Mental e Luta Antimanicomial na Pandemia" com Diego Espinheira da Costa Bomfim, Paula Hayasi Pinho e Helisleide Bomfim dos Santos

Dia 20/05 - 19 horas: "Pessoas com deficiências no contexto da COVID-19" com Ednilson Sacramento

Dia 21/05 - 19 horas: "Desigualdades de Gênero e Raça em tempo de Coronavírus" com Dra. Jaqueline Moraes Teixeira (USP)

Dia 22/05 - 16 horas: "A pandemia da COVID-19 e as desigualdades em saúde no Brasil e no mundo"com Dandara de Oliveira Ramos

Dia 25/05 - 16 horas: "Isolamento social fora do armário: os desafios dos LGBTs diante da pandemia" com Alanie Santos Ramos Mineiro

Dia 25/05 - 19 horas: "Estresse e pandemia numa perspectiva neurocientífica com Andrea Ruf (via Zoom)

Dia 26/05 - 19 horas: "Manejo da ansiedade, morte e luto no contexto do Coronavírus" com Jeane Saskya Campos Tavares

 



 


28 de abril

Nesta terça-feira, dia 28, às 19 horas, iniciaremos o Ciclo de Lives no Instagram do CCS (@ccsufrb) com temas sugeridos pela comunidade acadêmica e também discutidos pela Comissão Local de Enfrentamento da Covid-19.


Nesta 1ª Live faremos uma breve apresentação da Comissão, sua composição, seus objetivos, ações e outros.

 

Assista aqui a Live (gravação)


01 de maio

Na sexta-feira, dia 01, às 16 horas, a 2ª Live contará com a participação da Profª Draª Josevânia da Silva, responsável pela elaboração da Cartilha "Saúde mental dos idosos no contexto da Covid-19", mesmo tema da Live.


Josevânia é Psicóloga. Especialista em Gerontologia.Mestre e Doutora em Psicologia. Docente Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba. Também é Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde (UEPB) e Coordenadora do Grupo de pesquisa Vulnerabilidades e Promoção de Saúde.

Para baixar a Cartilha "Saúde mental dos idosos no contexto da Covid-19", clique aqui


04 de maio

Na segunda-feria, dia 04, às 16 horas, acontece a 3ª Live com o tema "Exercícios chineses para a saúde: equilíbrio e vitalidade" com Fádua Gustin*

Fádua é Profissional da Educação Física (CREF-1/031216-P/RJ); Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais; Iniciou seu aprendizado corporal no balé clássico (1972-1986) e dedica-se à pesquisa e ensino das artes corporais chinesas (exercícios chineses para saúde) desde 1991; É instrutora e árbitra autorizada pela Shanghai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association, República Popular da China; É instrutora autorizada pela YMAA (Yang’s Martial Arts Association), Estados Unidos da América; Participa continuamente de diversos cursos de formação, destacando-se os realizados com o Mestre Liu Pai Lin, Professoras Maria Lúcia Lee e Maristela Botelho, Dr. Zhuang, Yuan Ming, Prof. Zhuang, Jian Shen, Dr. Li Ding e Prof. Dr. Yang, Jwing-Ming; Atualmente dirige e leciona no espaço “Entre Céu e Terra – exercícios chineses para a saúde”, no RJ, uma escola afiliada  à YMAA ( Yang’s Martial Arts association).

www.entreceueterra.com.br
Canal Fádua Gustin ( You Tube)
Facebook: perfil Fádua de Sousa Gustin e página Entre Céu e Terra

 

 Assista aqui a Live (gravação)

 

06 de maio

Na Live desta quarta-feira, dia 06, às 15 horas, você vai aprender com Sandra Jesus Almeida* como fazer máscaras caseiras.
É super simples! Se prepara aí, separa o material e até a próxima quarta!
Confira o material:
- 2  pedaços de tecido medindo 35x15 no mínimo;
- linha;
- agulha;  
- 2 pedaços de elástico de 16 cm cada;
- 1 folha de papel;
-  lápis;
- borracha e;
- régua.

*Sandra é Psicóloga, mestranda em Neurociências pela UFMG.

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

07 de maio

Vamos falar da "Saúde da População Indígena em Tempo de Coronavirus" com Felipe Tuxá* na Live desta quinta-feira, dia 07, às 19 horas.

Live em parceria com Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena.

*Felipe é Pesquisador do Opará e Professor da Licenciatura Intercultural / UNEB Campus VIII.

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

08 de maio

Na sexta-feira, dia 08, às 19 horas, o ciclo de Lives trás o tema "Saúde mental em tempo de pandemia" com Marcelo Fonseca Gomes de Souza*.

 

*Marcelo é Professor do CCS/UFRB.

 

Assista aqui a Live (gravação)

11 de maio

Na segunda-feira, dia 11, às 19 horas, bate-papo será sobre “Gestão e rede de cuidado: reflexões e possibilidades de atuação (de)frente a pandemia” com o Psicólogo, Residente do Programa em Saúde da Família e Vigilância em Saúde pela UNIVASF, Manoel Rocha Reis Neto.

 

 Assista aqui a Live (gravação)

 

13 de maio

Quarta-feira, dia 13, às 18 horas, tem mais uma edição do Ciclo de Lives do CCS. O tema será "População Negra - Indígena e saúde mental no Brasil e no mundo" com a professora do CCS/UFRB, Regina Marques*.

*Regina Marques de Souza Oliveira é Pos-Doutora/Professora Convidada (Bolsa CAPES, 2016) pelo IMAF/EHESS (Instituto dos Mundos Africanos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - EHESS/Paris, realizou a pesquisa: Territorio e Violência: Saude Mental da Populaçao Negra e da Diaspora Africana, sob a colaboraçao cientifica de Elikia M'Bokolo) . Doutora em Psicologia em 2008 ( PUC/SP- Brasil e EHESS-Paris/França/Colegio Doutoral Franco Brasileiro, co-tutela, Programa da Fundação Capes), Mestre em Psicologia Social (2003, Bolsa CNPQ), Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (1997) e Psicóloga (1993). Foi recebida no Laboratório de Psicologia Social da École des Hautés Études en Sciences Sociales, por Denise Jodelet e Elisabeth Lage e no CADIS - Centre d'Análises et Intervention en Sciences Sociales, por Michel Wieviorka. Com experiência de trabalho em Saúde, Clinica e Instituições, com populações vulneraveis, negras, juventude e criança negra Foi psicóloga em instituições públicas e privadas de saúde nos estados de São Paulo (Trabalhou no processo de implantação da Reforma Psiquiatrica no Hospital Psiquiatrico do Juquery e Manicômio Judiciario do Complexo Penitenciario de Franco da Rocha e Ministerio Publico Estadual) e Parana (Universidades em curso de psicologia, Apae e Clinicas psicologicas). Pesquisadora premiada com a pesquisa "Territorio e violencia: saude da populaçao negra no Brasil", financiado pelo MINC/FBN em 2014 (Ministério da Cultura e Fundaçao Biblioteca Nacional). Professora do Mestrado em Relaçoes Etnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Em 2014/2015, coordenou a proposta de Educação Escolar Quilombola pelo MEC/SECADI/UFRB. É organizadora do livro Cenarios da Saude da Populaçao Negra no Brasil , livro de referencia em saude mental e psicologia em instituiçoes do SUS e do SUAS e relaçoes raciais. Docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desde 2009. Temas chaves: Identidade, Território, Violência, Instituiçoes, Saude, Clinica e Relaçoes Etnicas e Raciais.

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

15 de maio

No dia 15 de maio, às 19 horas, a convidada Juliana Prates Santana* falará do "O cuidado com as crianças em tempos de pandemia". Não perca!

 

Juliana Prates Santana* possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, ministrando as disciplinas ligadas a Psicologia do Desenvolvimento. As principais áreas de interesse são nos seguintes temas: abordagem ecológica do desenvolvimento humano, crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, uso e abuso de substancias psicoativas entre crianças e adolescentes, direitos da criança e sociologia da infância.

GRUPO DE PESQUISA EM ANDAMENTO:
Coordena o Grupo de Pesquisa Adolescentes em Situação de Rua.

Pesquisa atual: O impacto da rua na vida de adolescentes – um estudo longitudinal sobre risco e proteção

Vice-líder do grupo de pesquisa significados de infância.

Pesquisa atual: Aniversários infantis da infância normativa: uma articulação entre psicologia do desenvolvimento e sociologia da infância.

CURSO DE EXTENSÃO:
Infância em Cena;
Crianças na UFBA.

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

18 de maio

 Dia 18/05 - 17:30 horas: "Saúde Mental e Luta Antimanicomial na Pandemia" com Diego Espinheira da Costa Bomfim*, Paula Hayasi Pinho** e Helisleide Bomfim dos Santos***.

*Diego espinheira da costa Bomfim
Professor do internato de saúde mental da UFRB, médico de família e comunidade, mestre em história da ciência, militante da luta antimanicomial.

**Paula Hayasi Pinho
Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP (2014), com Doutorado Sanduíche pela Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, no curso de Medicina.

***Helisleide Bomfim dos Santos
Técnica de enfermagem, militante da luta antimanicomial, coordenadora do papo de mulher, atriz dos Insenicos e do Holocausto Brasileiro. Ex-presidente da AMEA - Associação Metamorfose Ambulante de usuários e familiares de saúde mental.



Assista aqui a Live (gravação)

20 de maio

 Dia 20/05 - 19 horas: "Pessoas com deficiências no contexto da COVID-19" com Ednilson Sacramento*.

 

* Ednilson Sacramento é jornalista, membro da Rede de Pessoas com Deficiências da Bahia.

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

21 de maio

 Dia 21/05 - 19 horas: "Desigualdades de Gênero e Raça em tempo de Coronavírus" com Dra. Jaqueline Moraes Teixeira* (USP)

Jaqueline Moraes Teixeira é doutora em antropologia e professora da Faculdade de Educação da USP.

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

22 de maio

Dia 22/05 - 16 horas: "A pandemia da COVID-19 e as desigualdades em saúde no Brasil e no mundo"com Dandara de Oliveira Ramos.

*Dandara de Oliveira Ramos é Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Psicóloga, Mestre em Psicologia Social (PPGPS-UERJ) e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, na área de Epidemiologia (com período sanduíche na McMaster University, Canadá). 

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

25 de maio

Dia 25/05 - 16 horas: "Isolamento social fora do armário: os desafios dos LGBTs diante da pandemia" com Alanie Santos Ramos Mineiro*

 

*Alanie Santos Ramos Mineiro é Psicóloga, Colaboradora da Clínica Gente - Espaço de cuidado

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

25 de maio

 Dia 25/05 - 19 horas: "Estresse e pandemia numa perspectiva neurocientífica com Andrea Ruf* (via Zoom)

 

*Andrea Ruf é Psicóloga, Neurocientista em redução de estresse; Membro da Associação Americana de Psicologia (APA); Especialista em Programas de Mindfulness pela Medical School (Universidade de Massachusetts, EUA).

26 de maio

 Dia 26/05 - 19 horas: "Manejo da ansiedade, morte e luto no contexto do Coronavírus" com Jeane Saskya Campos Tavares*

Jeane Saskya Campos Tavares* é Psicóloga (UFBA), doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA). Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 

Assista aqui a Live (gravação)

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página