Curso de intubação orotraqueal com simulação realística: Ações para enfrentamento da Covid-19

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 11 Maio 2020 11:44 | Publicado: Segunda, 11 Maio 2020 11:44 | Acessos: 5228

Na última quinta-feira, dia 07 de maio, aconteceu no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB) as primeiras turmas do “Curso de intubação orotraqueal com simulação realística: Ações para enfrentamento da covid-19” para médicos que atuam no SUS.

Participaram do treinamento 45 médicos das cidades de Santo Antônio de Jesus, Jaguaripe, Cruz das Almas, Salinas da Margarida, Ubaíra e Presidente Tancredo Neves.
O projeto é desenvolvido pelo Núcleo Regional de Saúde Leste da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (NRSL/SESAB) e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o Instituto de Cardiologia do Recôncavo (INCAR).

O objetivo é capacitar médicos da Região de Saúde Santo Antônio de Jesus para a realização de intubação orotraqueal, no contexto do enfrentamento a pandemia do Coronavírus, utilizando-se da tecnologia de simulação realística de procedimento disponíveis no Laboratório de Habilidades do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB), campus sede dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB. É importante destacar que a intubação é o procedimento inicial para iniciar ventilação mecânica em pacientes contaminados pelo SARS-CoV2 que tem complicações em sua evolução.

O curso, com duração de 03 horas/turma, acontecerá às quintas-feiras com quatro turmas (02 manhã e 02 tarde), no período de maio a junho de 2020, de forma presencial.

Os responsáveis pelo treinamento são: Dr. Cleto José Sauer Júnior e Dr. Ygor Gomes de Araújo, docentes do CCS/UFRB e médicos do INCAR e Dr. José Geraldo Castellucci, médico do HRSAJ. Todos com reconhecida habilidade e experiência no procedimento de intubação orotraqueal.

Medidas de prevenção a contaminação pela Covid-19 já estão sendo adotadas, como a obrigatoriedade de utilização de material de proteção individual para todos os participantes e medidas de higienização de equipamentos e insumos utilizados durante a prática.

O laboratório de habilidades do CCS dispõe de três simuladores de alta fidelidade para o treinamento de intubação orotraqueal. Com a suspensão das aulas em virtude da pandemia por COVID-19, os simuladores encontram sem uso pela comunidade acadêmica. Desta forma, a disponibilização dos simuladores para um treinamento voltado para profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao COVID-19 é uma estratégia de grande importância e contribuição da Universidade para a população.

São responsáveis por esta ação os profissionais: Cleto José Sauer Júnior (UFRB e INCAR); Ygor Gomes de Oliveira (UFRB e INCAR); Rita de Cássia Oliveira de Carvalho Sauer (NRSL); Chaider Gonçalves Andrade (UFRB e NRSL) e José Geraldo Castellucci (HRSAJ).

Confira fotos do 1º dia: