A Pós-Graduação em Psicologia do CCS/UFRB lança mais dois e-books

Escrito por Anderson | Criado: Terça, 19 Maio 2020 15:56 | Publicado: Terça, 19 Maio 2020 16:04 | Acessos: 1789

A Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB) acaba de lançar mais dois e-books, ambos de autoria da pós-graduanda, Kaline Brandão Ribeiro de Almeida* e da professora do CCS/UFRB, Silvana Batista Gaino**:

- A dor que não entrou em isolamento: o Ser Adolescente durante a Pandemia (clique para baixar)

O livro traz elucidações acerca das dificuldades que os adolescentes encontram nessa fase da vida e correlaciona com o período atual de isolamento.  Algumas consequências deste evento são abordadas como a automutilação e fornecer dicas, redes de apoio, sugestões de atividades e afeto que podem auxiliar o adolescente neste momento e;

- Dicas para prevenir o abuso e a exploração sexual (para crianças e adolescentes) (clique para baixar)

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, este e-book é lançado e traz uma linguagem didática voltada para público-alvo e tem como objetivo identificar e prevenir riscos de abuso sexual, exploração infantil e pedofilia.

Num mundo conectado e sempre com fácil acesso a smartphones e internet, este assunto também foi contemplado e dá dicas paras as crianças e adolescentes de como melhor se portar nestas redes e do apoio que sua uma pessoa de confiança pode dar num momento de dúvida de como agir.

Há ainda ilustrações que podem facilitar a identificação de uma agressão e/ou abuso e como buscar apoio. Uma relação de Alterações cognitivas, comportamentais e emocionais foram listadas e permitem aos pais, cuidadores e/ou à sua pessoa de confiança a identificar os sinais de um abuso.

*Kaline Brandão Ribeiro de Almeida é Psicóloga (CRP-03/11427). Pós-Graduanda em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Instagram: @psikaline

**Silvana Batista Gaino é Pós-Doutora em Neurociências e Ciências do Comportamento Docente do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB).