Artigo: Uso off-label de medicamentos em crianças brasileiras

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 22 Maio 2020 11:09 | Publicado: Sexta, 22 Maio 2020 11:09 | Acessos: 1877

Professor do CCS/UFRB, Djanilson Barbosa dos Santos*, participa de 1º estudo a tratar do uso off-label de medicamentos segundo a idade em uma amostra representativa da população pediátrica brasileira.

O uso off-label em paciente pediátrico é comum no Brasil e este amplo uso demonstra que uma grande parcela da população está sendo exposta a riscos por utilizar um medicamento sem eficácia e segurança reconhecidas pelo órgão regulador (ANVISA).

Além disso, com tal prática, diversos médicos estão se expondo ao prescrever um medicamento em desacordo com a informação descrita na bula do produto. Dessa forma, é importante a realização de estudos de pós-comercialização para que o uso pediátrico possa ser incluído no registro do medicamento quando resultados esclarecedores sejam evidenciados.

Baixe o artigo aqui

*Djanilson Barbosa dos Santos possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Ciências Farmacêuticas - Farmácia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Saúde Pública - Epidemiologia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é professor adjunto nível 01 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacoepidemiologia, pharmacoepidemiology, epidemiologia, saúde coletiva e estudos de utilização de medicamentos.