UFRB lança guia para matrícula web do semestre suplementar 2020.3

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 04 Setembro 2020 14:45 | Publicado: Sexta, 04 Setembro 2020 14:45 | Acessos: 1090

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) elaborou um guia para orientar alunos ingressantes e veteranos, no processo de realização da matrícula web, para o semestre letivo suplementar correspondente a 2020.3, que será realizado de forma remota.

Os alunos de graduação que desejarem participar do semestre suplementar da UFRB devem acessar o Portal do Discente para solicitar sua matrícula, no período de 08 a 10 de setembro. Alunos ingressantes no semestre 2020.1 também poderão participar desta etapa da matrícula web.

Para acessar pela primeira vez o sistema, o aluno ingressante deve ler o guia e seguir o tutorial explicativo. A providência inicial do aluno é acessar o Sistema de Gestão das Atividades Acadêmica (SIGAA) para gerar uma senha.

Matrícula

Cada aluno só poderá se matricular em até três disciplinas (Resolução CONAC nº 19/2020). O Guia informa que os componentes que tem turma prática e teórica em separado contam como uma só disciplina.

Duas etapas

No período da 1ª etapa, correspondente a 08 a 10 de setembro, o aluno poderá acessar o Portal do Discente para fazer alterações na sua solicitação (excluir e incluir disciplinas), seguindo os mesmos passos descritos no Guia.

Ao final das alterações, se houverem, os alunos têm que imprimir o comprovante do procedimento online.

Essa primeira etapa consiste na solicitação de matrícula. Portanto, no comprovante constarão as turmas como “aguardando processamento”. O sistema acadêmico irá processar as matrículas no dia 11 de setembro. A confirmação estará sujeita a análise das prioridades listadas na Nota Técnica SURRAC nº 001/2020.

A partir do próximo dia 12, o aluno deve voltar a acessar o Portal do Discente para ver se as turmas solicitadas foram ou não deferidas.

Caso não tenha conseguido se matricular nas três disciplinas, poderá, se quiser, participar da 2ª etapa da matrícula (ajuste de matrícula). Será apenas no dia 14 de setembro e nesta etapa, assim que selecionar as turmas e confirmar, já estará matriculado na disciplina, dependendo apenas de haver vagas na turma.

Acesse o Guia para Matrícula Web do Semestre Suplementar 2020.3.