Professor do CCS/UFRB recebe menção honrosa do prêmio CAPES de Tese 2020

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 02 Outubro 2020 15:33 | Publicado: Sexta, 02 Outubro 2020 15:33 | Acessos: 693

Foto: Profª Dra. Maria Miriam Lima da Nóbrega e Profº Dr. Nuno Damácio de Carvalho Félix (Arquivo pessoal)

A Direção e a Coordenação do curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde/UFRB parabenizam o Professor Dr. Nuno Damácio de Carvalho Félix pela consistência e qualidade de sua tese expressada pelo reconhecimento e menção honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2020. Este fato que dá destaque ao nosso curso de Enfermagem, bem como ao nosso Centro e a nossa Universidade.

A tese premiada com menção honrosa na CAPES, no ano de 2020, intitulada “Subconjunto Terminológico da CIPE® para pessoas com síndrome metabólica: base conceitual ara a Teoria de Médio Alcance do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular”, foi defendida pelo Dr. Nuno Damácio de Carvalho Félix no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem PPGENF/UFPB, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Miriam Lima da Nóbrega. O autor da tese destaca as contribuições e aspectos relevantes para a Enfermagem, a saber: Estruturação de terminologia de enfermagem, validada quanto ao conteúdo e aplicada na clínica, utilizando a CIPE®; Construção de uma teoria de médio alcance de enfermagem, a TEORISC, para contribuir com o avanço no conhecimento e consolidação da ciência Enfermagem, por meio da visão holística das pessoas sob cuidado ao considerar os fatores de risco e os fenômenos associados ao contexto de risco cardiovascular para implementação de cuidados específicos e alinhados as demandas vitais do indivíduo e coletividade, não limitados aos aspectos biológicos, tecnicistas e desvinculados ao fator humano. As atividades de pesquisa realizadas ao longo de pouco mais de 3 anos culminaram em 4 artigos científicos (Qualis A1 e Qualis B1 e B2 na área de avaliação Enfermagem). A Profa. Dra. Miriam Nóbrega, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Fundamentação da Assistência de Enfermagem (GEPFAE), Diretora do Centro CIPE® do PPGENF/UFPB, ressalta a importância do desenvolvimento de estudos que tenham o intuito de consolidar a prática clínica do enfermeiro de forma a sistematizá-la e difundi-la nos serviços de saúde, assim como desenvolver e testar a teorias com vistas a fundamentar o cuidado de enfermagem.