E-book "Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede PROFSAÚDE"

Escrito por Anderson | Criado: Terça, 03 Novembro 2020 11:49 | Publicado: Terça, 03 Novembro 2020 14:22 | Acessos: 613

Série Interlocuções Práticas, Experiências e Pesquisa em Saúde

- E-book Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede PROFSAÚDE

- Suplemento especial PROFSAÚDE

O Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE, tem a satisfação de trazer à todos os atores envolvidos na Atenção Primária à Saúde o livro temático intitulado “Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede PROFSAÚDE”, resultado dos trabalhos desenvolvidos no mestrado.

A obra está organizada em três eixos, os quais são condutores da proposta pedagógica do PROFSAÚDE: Atenção, Gestão e Educação. Deste modo, contempla a produção desenvolvida no escopo da formação almejada no curso. O livro apresenta ainda dois artigos que qualificam mais ainda esta obra, a saber: o manuscrito elaborado pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/Ministério da Saúde (DEGES/ SGTES/MS), que traz iniciativas da Política de Educação Permanente para a formação dos profissionais da saúde com destaque para o PROFSAUDE, e outro manuscrito que contempla pesquisa descrevendo o perfil dos alunos do curso coordenada pela Fiocruz/Mato Grosso do Sul.

Precedendo o conjunto de artigos, autores convidados apresentam reflexões que nos ajudam a compreender os textos no âmbito de cada eixo e a integrá-los no conjunto da obra. Os trabalhos de conclusão de curso da primeira turma do PROFSAÚDE, constituída por médicos atuantes na APS, são pesquisas empíricas ou intervenções. Os trabalhos publicados foram avaliados e aprovados pelo comitê científico constituído para a elaboração do suplemento especial PROFSAÚDE (Baixe aqui), da Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação. A muitas mãos, foram tecidas as reflexões que culminam na produção do conhecimento expresso nessa coletânea.

Esta produção tem como objetivo fortalecer a divulgação do conhecimento da Rede PROFSAÚDE e contribuir para mudanças nas práticas profissionais, gestão e organização das ações e serviços de APS. Mais do que convicções, esperamos que este livro suscite debates em torno das possibilidades e também dos limites enfrentados pelas equipes de APS em suas práticas cotidianas, operadas no diversificado território nacional, apresentando experiências, subsídios e ferramentas que podem multiplicar as ações transformadoras no e para o SUS. Por fim, é importante destacar que o livro está sendo produzido e publicado em contexto epidemiológico extremamente singular. Estamos em meio à pandemia de Covid-19 e sabemos da importância do SUS para a mitigação dos efeitos da doença em nossa população. Em maior ou menor grau, todos os docentes e discentes do curso estão atuando em importantes frentes de combate à pandemia. Agradecemos a todo o corpo docente, ao corpo discente, aos coordenadores das IES Associadas, a SGTES/ Ministério da Saúde, ao Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Sobre o Mestrado
O curso, ofertado em rede nacional, incluindo a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, busca aproximar instituições acadêmicas, profissionais e gestores da saúde pública à produção de conhecimentos e inovações para a Atenção Primária à Saúde.

A rede atualmente é constituída por 22 Instituições Públicas de Ensino Superior distribuídas nas diferentes regiões, capilarizando e ampliando a formação profissional no Brasil. A formação dos profissionais de saúde, alunos do PROFSAÚDE, ocorre de forma articulada com a prática, bem como com o exercício na docência e na supervisão dos profissionais da rede básica de saúde.

Trata-se de uma estratégia importante de qualificação dos processos vinculados à Atenção Primária, em consonância com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde — SUS. A formação e a produção de conhecimento no PROFSAÚDE ocorrem a partir das diversidades regionais e locais e das distintas realidades socioeconômicas e sanitárias. Os contextos de atuação dos profissionais de saúde são problematizados, estudados e transformados a partir das reflexões e proposições dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do mestrado profissional.

As Organizadoras desta obra foram Carla Pacheco Teixeira (FIOCRUZ), Maria Cristina Rodrigues Guilam (FIOCRUZ), Maria de Fátima Antero Sousa Machado (FIOCRUZ CE), Marta Quintanilha Gomes (UFCSPA) e Patty Fidelis de Almeida (UFF).

Desejamos uma boa leitura!