COMEPS/UFRB realiza webinar sobre doenças inflamatórias intestinais

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 05 Abril 2021 21:23 | Publicado: Segunda, 05 Abril 2021 21:35 | Acessos: 408

Na próxima sexta-feira (09/04), às 16 horas, serão retomadas  as  atividades remotas dos  Seminários Café Científico do Complexo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisa em Saúde (COMEPS) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB). O tema do webinar de abertura: Interações  entre  o  sistema  nervoso  entérico e a microbiota  intestinal: impactos na fisiopatologia de  doenças  inflamatórias  intestinais será proferido pelo biólogo Marcelo  Biondaro Góis. “Será  que o sistema nervoso entérico  interfere na inflamação intestinal?  Que papel  desempenha a microbiota intestinal em modelos  experimentais de inflamação intestinal? Para responder a essas perguntas, nosso grupo de pesquisa estuda as interações entre o  sistema nervoso entérico e a microbiota  intestinal em modelos  experimentais de doença inflamatória intestinal, que é o conjunto de microrganismos presentes nos intestinos delgado e grosso”, explicou Marcelo Góis, que é Doutor em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá e professor do CCS da UFRB. Ele é membro do Laboratório de  Ciência e Tecnologia  em  Saúde  (LaCTS/COMEPS) e do Observatório Social de Santo  Antônio  de  Jesus,  é também coordenador do Biotério Setorial/CCS. Na extensão universitária, atua na divulgação científica e em ações interdisciplinares, além de projetos vinculados ao Museu Dinâmico Interdisciplinar do Recôncavo da Bahia (MUDIRB/UFRB/BA)  do  qual  é  o idealizador.

O webinar ocorrerá por meio da Plataforma  Google Meet e é  voltado para profissionais, professores e estudantes de graduação e pós-graduação na área de saúde que desejem saber mais sobre as doenças crônicas que  acometem os intestinos, como Colite ulcerativa e Doença de Crohn. Há muitos estudos, segundo Góis, que correlacionam essas doenças com danos ao sistema nervoso entérico e mudanças no padrão da microbiana.

A   mediação da palestra ficará por conta das professoras Sibele de Oliveira Tozetto Klein(LaCTS/COMEPS) e Isabella  de Matos Mendes da Silva do Laboratório Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA/COMEPS). Informações e dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link abaixo: