Pesquisa: Concepções de discentes sobre o Processo Saúde - Doença Mental numa Universidade Federal Baiana

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 16 Abril 2021 10:13 | Publicado: Sexta, 16 Abril 2021 10:13 | Acessos: 438

- Participe da pesquisa aqui

Você está sendo convidado(a), como voluntário(a), a participar da pesquisa intitulada “CONCEPÇÕES DE DISCENTES SOBRE O PROCESSO SAÚDE - DOENÇA MENTAL NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL BAIANA” e aprovada pelo sistema Comitê de Ética em Pesquisa – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP-CONEP).

O objetivo geral desta pesquisa é analisar as concepções do processo saúde doença mental a partir das narrativas dos discentes no âmbito dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS-UFRB).

O formulário de pesquisa consta de dois blocos. O bloco I refere-se a dados sociodemográficos (idade, raça/cor, ciclo formativo, terminalidade, componente curricular, tempo na UFRB, cotas, com quem mora) e o bloco II consta de duas questões narrativas disparadoras versando sobre o que você entende acerca do adoecimento mental e, como você pensa que deve ser a assistência em saúde mental às pessoas que sofrem mentalmente. Nenhuma das perguntas de nenhum dos dois blocos é de caráter obrigatório.

Podem participar da pesquisa discentes matriculados no primeiro e segundo ciclos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Enfermagem e Nutrição.

Os benefícios em realizar esta pesquisa margeiam: a identificação das compreensões acerca das concepções das pessoas que sofrem mentalmente e o entendimento da assistência de saúde mental adequada a estas pessoas; a identificação de algumas lacunas referentes à formação curricular e pedagógica sobre a assistência em saúde mental.

As pesquisadoras assegurarão o seu anonimato, isto é, buscando respeitar a sua integridade intelectual, cultural e social.

Caso haja alguma dúvida sobre a participação nesta pesquisa, você pode entrar em contato com a pesquisadora através do telefone (075) 992373153, por meio dos e-mails pessoal e institucional Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também poderá manter contato com a pesquisadora do estudo pelo endereço: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Ciências da Saúde. Avenida Carlos Amaral, nº 1015. Bairro: Cajueiro CEP: 44.430-622, Santo Antônio de Jesus – BA.

Em caso de dúvidas, quanto aos aspectos éticos da pesquisa é possível consultar o Comitê de Ética em Pesquisa da UFRB:

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Rua Rui Barbosa, nº 719, Centro (Prédio da Reitoria) Cruz das Almas BA. CEP: 44380-000

Participe da pesquisa aqui