Processo Seletivo para Tutores do Projeto Mais Médicos - UFRB - Resultado

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 16 Abril 2021 15:22 | Publicado: Segunda, 26 Abril 2021 08:35 | Acessos: 2020

- Edital

- Edital (Errata nº 01 - destaque em vermelho)

- Inscrições via email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (19/04/2021 até as 23h59m de 23/04/2021)

- Resultado

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), como Instituição Supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Valença, Cruz das Almas, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Saubara e Santo Amaro, no uso de suas atribuições torna público o processo seletivo de tutoria médica do PMMB.

O PMMB tem como um de seus pressupostos fortalecer a prestação de serviços de atenção básica em saúde no País e fortalecer a política de educação permanente com a integração ensino-serviço, por meio da atuação das instituições de educação superior na supervisão acadêmica das atividades desempenhadas pelos médicos.

Poderão participar do processo seletivo as/os médicas/os que tenham diploma de graduação expedido e/ou validado por uma instituição de ensino superior brasileira, que sejam portadores do registro no conselho profissional e que sejam docentes do magistério superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O período de inscrição será de 19/04/201 até as 23h59m de 23/04/2021. A inscrição será online mediante solicitação de inscrição para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não haverá taxa de inscrição para a seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar, em arquivo PDF:

- A ficha de inscrição devidamente preenchida, no modelo constante no anexo II do edital;

- O barema de formação e experiência profissional (anexo III) previamente preenchido pelo candidato;

- Cópia digital da documentação comprobatória conforme barema (anexo III).

O processo de seleção será constituído por análise curricular e avaliação de carta de intenção em caráter classificatório. A análise curricular ocorrerá segundo modelo da inscrição e posterior apresentação de documentação comprobatória.

A tutoria do PMMB na Bahia pela UFRB será realizada com todos os profissionais médicos bolsistas nos municípios das regiões de saúde, segundo PDR Bahia, de Alagoinhas e Ribeira do Pombal, que permanecerem no programa, de acordo com as portarias ministeriais.

O(A) Tutor(a) selecionado(a) será convocado(a), por ordem de classificação, de acordo com o número de médicos selecionados para o Projeto Mais Médicos para o Brasil, observada a proporção de profissionais médicos por supervisor(a) e de supervisores(as) por tutoria, definida pelo Ministério da Educação.

Para participar do processo seletivo o(a) candidato(a) deverá ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a), ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições da lei, no caso de estrangeiros; estar em dias com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato masculino, também com as militares; ter se graduado em medicina em Instituição de Educação Superior (IES) legalmente estabelecida e certificada pela legislação; no caso de diploma obtido no exterior, este deverá ter sido validado no Brasil até a data de publicação do presente edital; ser docente efetivo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em pleno exercício das suas funções, lotado no Centro de Ciências da Saúde; não poderão participar da seleção tutores(as) e supervisores(as) médicos(as) em exercício pelo PMMB em outros estados ou outras Instituições Supervisoras.

O(A) Tutor(a) selecionado deverá declarar possuir disponibilidade e tempo para realizar a atividade de tutoria acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil sob responsabilidade da Instituição Supervisora UFRB, assim como ter disponibilidade para realizar acompanhamento a supervisores, produzir relatórios, realizar viagens, promover e participar de reuniões e webconferências com supervisores sob sua responsabilidade ou convocadas pela Instituição Supervisora UFRB e Ministério da Educação. També deverá ter disponibilidade para realizar atividades de articulação intersetorial visando a integração ensino-serviço dos cursos de graduação e residência médica do Centro de Ciências da Saúde da UFRB e o PMMB e ter disponibilidade para participar de reuniões periódicas de articulação dos eixos educacionais do PMMB relacionados às atribuições da instituição supervisora, no Centro de Ciências da Saúde da UFRB.

O(A) tutor(a) deve dar suporte pedagógico e também avaliar o supervisor do PMMB sob sua responsabilidade. A tutoria deverá ser por meio de encontros presenciais e à distância, conforme orientações do MEC. O(A) tutor(a) acadêmico(a) é responsável pelo planejamento das atividades do supervisor, observadas as orientações gerais do Ministério da Educação.

A seleção tem caráter classificatório e os candidatos serão chamados conforme necessidade da Instituição Supervisora UFRB. O número de vagas está condicionado ao número de médicos participantes do PMMB lotados nos municípios das regiões de saúde sob responsabilidade da UFRB como Instituição Supervisora, respeitando os parâmetros definidos pelo Ministério da Educação. A escolha dos municípios sob responsabilidade de cada tutor(a) fica a cargo da Instituição Supervisora UFRB.

Para o desenvolvimento de suas atividades o(a) tutor(a) acadêmico(a) receberá bolsa-tutoria, mediante cumprimento das respectivas atribuições durante o prazo de vinculação ao Projeto Mais Médicos para o Brasil. A bolsa será paga pelo Ministério da Educação no valor mensal de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para os tutores médicos selecionados e convocados neste Edital.

Para saber mais sobre o Processo Seletivo, consulte aqui o Edital.