Escrito por Anderson | Criado: Terça, 04 Maio 2021 11:25 | Publicado: Sexta, 07 Maio 2021 11:36 | Acessos: 766

- Assista/agende aqui o 1º dia do evento:

- Assista/agende aqui o 2º dia do evento.

Nos dias 07 e 08 de maio, acontece via TV CCS (youtube.com/tvccs), o Seminário “Projeto Mais Mercado: Articulação entre a oferta da Agricultura Familiar e a demanda do PNAE na Bahia”.
Executado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MAPA), o evento abordará temas relacionados ao PNAE, agricultura Familiar, extensão universitária e desenvolvimento territorial, bem como objetivos, metas, linha do tempo e aspectos metodológicos do Projeto Mais Mercado.
Ainda sobre o Projeto, serão apresentados seus resultados, relatos de experiências além de uma avaliação acerca dos alcances e limites na execução do mesmo.

Participam do Seminário a equipe do Projeto Mais Mercado/UFRB; Representações Institucionais da UFRB, SAF/MAPA, CECANE/FNDE, atores sociais e institucionais parceiros dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal.

O evento é gratuito e qualquer pessoa interessada no tema pode participar apenas clicando nos links aqui destacados.

Confira a Programação:

Dia 1:

1 - Abertura institucional (PROEXT/PROPLAN/SAF/MAPA/CECANE/FNDE);

2 - Mesa temática: PNAE, agricultura Familiar, extensão universitária e desenvolvimento territorial;

Dia 2:

1 - O Projeto Mais Mercado: objetivos, metas, linha do tempo, aspectos metodológicos;

2 - Resultados do Projeto

a. Pesquisa - Levantamento Oferta e Demanda; Situação da AF no PNAE na pandemia;

b. Extensão - Convergência, Planos de Ação, Oficinas formativas, Seminário estadual;

c. Produtos do Projeto (técnicos e acadêmicos: relatórios, cartilhas, cards, podcasts, vídeos, livro, comunicações científicas);

3 - Relatos de experiências: PJAC e parcerias nos territórios

4 - Avaliação: alcances e limites na execução do Projeto.

Sobre o Projeto:

O Projeto Mais Mercado: articulação entre a oferta da Agricultura Familiar e a demanda do PNAE na Bahia - executado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MAPA), tem como principal objetivo o fortalecimento do processo de comercialização das Organizações Econômicas da Agricultura Familiar (OEAFs) da Bahia.
Para tanto, buscou-se efetuar a convergência entre a oferta e a demanda dos alimentos provenientes da agricultura familiar e ampliar a participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a partir de ações de pesquisa e extensão realizadas em trinta e nove municípios que pactuaram com a Universidade, situados nos seguintes territórios de identidade: Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal. A partir de levantamento diagnóstico sobre a situação da oferta da agricultura familiar - AF no território e da demanda do PNAE nos municípios estudados, foram realizados “Encontros de Convergência”, nos quais foram discutidas as potencialidades e desafios à execução do Programa, e as possíveis estratégias de ação para enfrentamento dos problemas evidenciados. Também foram realizadas diversas Oficinas formativas com as temáticas da Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar e Agricultura Familiar, direcionadas aos diversos atores sociais envolvidos no Programa: nutricionistas, gestores, agricultores familiares e suas organizações, conselheiros da alimentação escolar, merendeiras e estudantes. Ao longo da execução do Projeto foram formados sessenta estudantes de graduação da UFRB, de origem no campo, agricultores e agricultoras e/ou filhos(as) de agricultores(as), vinculados aos cursos de Nutrição, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Medicina, Psicologia, Gestão de Cooperativas, Agronomia, Educação do Campo e Agroecologia.