Laboratório de Diagnóstico da Covid-19 (LabCov/UFRB) é apresentado pelo COMEPS

Escrito por Anderson | Criado: Terça, 18 Maio 2021 17:24 | Publicado: Sexta, 21 Maio 2021 08:24 | Acessos: 730

- Inscreva-se aqui

- Participe aqui (Google Meet -21/05 - 16 horas)

Você conhece o LabCoV? Para responder todas as dúvidas de como funciona este laboratório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a pesquisadora Jeiza Botelho Leal Reis, participará do nesta sexta-feira (21/05) às 16 horas do Café Científico, organizado pelo Complexo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisa em Saúde (COMEPS/CCS/UFRB), para falar sobre o tema LabCoV: laboratório de imunopatologia e genética na perspectiva da Covid-19.

Inaugurado no dia 05/04/2021 para contribuir no combate ao COVID-19, o Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (LabCoV), coordenado pelo professor Fernando Vicentini, é localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e realiza testes RT-PCR, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como padrão ouro, ou seja, um teste de referência para o diagnóstico da doença. Para a colaboradora da equipe técnica na realização dos testes e responsável técnica pela emissão dos laudos, Jeiza Reis declarou que o LabCoV é fruto da iniciativa de um grupo de pesquisadores, que com apoio do Centro e da Reitoria da UFRB, aprovou um plano de atuação ao enfrentamento à pandemia, através da Chamada pública do Ministério da Educação.

A partir da liberação de recursos financeiros do MEC, o CCS/UFRB realizou adequações de alguns dos seus laboratórios de pesquisa vinculados ao COMEPS para os testes de diagnóstico molecular do SARS CoV-2 e ainda foram obtidos equipamentos, reagentes, EPI's e insumos necessários para a sua execução. Atualmente o LabCoV tem recebido 50 amostras diárias e visa expandir esses números, já que conta com capacidade para o recebimento de 150 exemplares para atender as cidades da Regional Leste de Saúde, que envolve 47 Municípios com total de 4.863.025 habitantes, de toda a Região Metropolitana de Salvador e Região do Recôncavo (ver gráfico). Na sua fase inicial, o projeto está realizando o diagnóstico dos profissionais de saúde das cidades de Conceição do Almeida, Jaguaripe e Cruz das Almas e, nos próximos dias, passará a receber amostras clínicas dos municípios de Amargosa e de Varzedo. “Nesse sentido, a coordenação do LabCoV está em permanente articulação com os municípios da Regional Leste de Saúde para ampliar a sua presença territorial e, dessa forma, dar celeridade aos resultados e possibilidade de rápido isolamento e acompanhamento do paciente em casos de testes positivados”, afirmou Jeiza.

Docente adjunto II no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB), graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Biomédica, mestre e doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Jeiza Reis tem experiência na área de Genética Molecular, atuando principalmente nas áreas de genética de populações e marcadores moleculares do tipo microssatélites. Os docentes e pesquisadores do COMEPS/CCS Marcilio Delan Baliza Fernandes (LIPAGE II) e Valéria Macedo Almeida Camilo (INCUBA) farão a mediação desse webinar, que ocorrerá por meio da Plataforma Google Meets, e voltado para profissionais, professores e estudantes de graduação e pós-graduação que desejem saber mais sobre o funcionamento do LabCoV. Informações e dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por formulário acessível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfR6S8EFOMN6aOpQUAtRyOPGhO_JJF0tv17ec2mYZToO8omuw/viewform?usp=pp_url.

Participe aqui

Fonte: http://www1.saude.ba.gov.br/mapa_bahia/result_macroch.asp?MACRO=LESTE