Processo Seletivo para a Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 02 Setembro 2021 17:58 | Publicado: Quinta, 21 Outubro 2021 09:06 | Acessos: 1961

- Edital

- Errata nº 01 do Edital

- Errata nº 02 do Edital

- Inscrições (prorrogadas até 21/10/21*)

*A comissão do processo seletivo de alunos regulares do Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia informa prorrogação das inscrições, Edital n.º 01/2021 até 21/10/2021 às 18h00min.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB torna público o processo seletivo para o ingresso de aluno/as regulares do Programa de Residência Enfermagem com ênfase em Cardiologia, no primeiro semestre acadêmico de 2022.

As inscrições acontecem de 03 de setembro e até 21 de outubro 2021, exclusivamente via internet no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A documentação comprobatória deverá ser apresentada de acordo com as instruções do Edital.

Vagas*

São disponibilizadas 03 (três) vagas para o Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia.

*Detalhes sobre a reserva de vagas devem ser consultadas no Edital.

Bolsa

Será assegurada pelo MEC para o Programa de  Residência  em Nutrição  Clínica com ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva, uma bolsa no valor mensal bruto de R$ 3.330,43 (três mil trezentos e  trinta  reais  e  quarenta  e  três  centavos),  ao  Profissional de  Saúde  Residente  matriculado  no  respectivo  Programa,  referente  ao   regime especial de treinamento em serviço de 60 (sessenta)  horas  semanais,  durante  os  24 (vinte e quatro) meses do curso, a contar  da  data  de  início  de  suas  atividades,  conforme normatização federal.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no site do CCS (www.ufrb.edu.br/ccs), conforme cronograma do Anexo II do edital.

Do Programa e Área de Concentração

- Residência em Enfermagem com Ênfase em Cardiologia

A Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia constitui-se em Ensino de Pós- Graduação Lato Sensu, modalidade treinamento em serviço, destinado a enfermeiras(os), sob a forma de Curso de Especialização. É fruto da parceria entre UFRB, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus (SMS-SAJ) e Ministério da Saúde (MS). Este Programa de Residência adota uma concepção de formação multidisciplinar continuada, qualificando profissionais enfermeiras(os) para atender às necessidades do SUS e demandas da sociedade, no contexto da atenção à saúde. Essa proposta visa, além da formação de profissional qualificado(a) para atender às exigências do SUS, a formação de cidadão(ã) crítico(a) que busque em seus espaços de atuação profissional social e política a possibilidade de construir, coletivamente, soluções de problemas que acometem os usuários do SUS.

O desenvolvimento do Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia acontece no período de 02 anos (24 meses) e em regime de DE, não podendo o Profissional de Saúde Residente desenvolver outras atividades profissionais no período de realização dela (Lei no 11.129/2005, Artigo 13, Parágrafo Segundo). As atividades teóricas do referido Programa são desenvolvidas nas instalações do CCS/UFRB e/ou instituições parceiras, uma ou duas vezes por semana, conforme planejamento acadêmico do Programa, sendo de inteira responsabilidade do/a Profissional de Saúde Residente o transporte para os campi das atividades deste Programa de Pós-Graduação. Considerando a pandemia da Covid-19 e a Portaria nº 388, de 30 de março de 2020, as atividades teóricas estarão sendo desenvolvidas por meio virtual, tempo indeterminado, podendo ser revogada a qualquer momento e determinar o retorno de atividades letivas presenciais no interior da UFRB.