UFRB realiza Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo 2021

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 04 Outubro 2021 13:09 | Publicado: Segunda, 04 Outubro 2021 13:09 | Acessos: 588

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove, no período de 16 a 20 de novembro, a 15ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, o Fórum 2021. O evento virtual celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Com o tema "Políticas Afirmativas: trajetórias de lutas, conquistas e re-existências", o Fórum 2021 propõe ampliar o debate sobre as políticas de ações afirmativas por meio de conferências, expressões artístico-culturais, sessões temáticas, produções científicas, publicação de trabalhos em anais e lançamento de livros.

Inscrições

As inscrições para o Fórum 2021 estão abertas até o dia 15 de novembro de 2021, são gratuitas, e podem ser realizadas no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Confira o tutorial em vídeo da inscrição em eventos no SIGAA.

Submissão de Trabalhos

O Fórum 2021 visa fomentar produções acadêmicas, científicas, culturais, considerando-se o processo de adoção e implementação das políticas de ações afirmativas no Brasil. Nesta edição, as apresentações de trabalhos ocorrerão durante as sessões temáticas, que serão espaços destinados aos trabalhos científicos e produções artísticas, apresentados oralmente e suas discussões.

A submissão de trabalhos ocorre até o dia 25 de outubro de 2021, por meio de formulário on-line, nas modalidades de comunicação oral ou apresentação artístico-cultural.

O resumo deverá ser inscrito em um dos eixos temáticos: Eixo 1. Ações Afirmativas e Relações Étnico-raciais no Brasil; Eixo 2. Ações Afirmativas e Pessoas com Deficiência; Eixo 3. Políticas Afirmativas, Gênero, Sexualidade e Diversidades; Eixo 4. Políticas Afirmativas e Educação; Eixo 5. Ações afirmativas, Territórios de Identidades, Povos e Comunidades Tradicionais; Eixo 6. Políticas Afirmativas e Comissões de Heteroidentificação;  Eixo 7. Racismo Institucional; Eixo  8. Violências, Antirracismo e Direitos Humanos; Eixo  9. Racismo Ambiental; Eixo 10. Expressões Artísticas Afro-diaspóricas; Eixo 11. O Papel da Ciência na Desconstrução do Racismo; Eixo 12. Sobre Representatividade: o que produzem as(os) cientistas negras(os)?; Eixo 13. Racismo e Saúde/ Saúde da População Negra; Eixo 14. Políticas Afirmativas, Direito e Cidadania e Eixo 15. Políticas Afirmativas e Desenvolvimento Científico e Social.

Confira o Edital de Submissão de Trabalhos.

Monitoria

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFRB podem se candidatar a uma das 100 vagas de monitoria do Fórum 2021. As(Os) monitoras(es) receberão treinamento e certificado inerente às suas atividades.

As inscrições para monitoria podem ser realizadas até o dia 25 de outubro de 2021, por meio de formulário on-line.

Confira o Edital de Monitoria.

Propostas de Minicursos e Oficinas

As submissões de minicursos e oficinas podem ser feita até 01 de novembro de 2021, por meio de formulário on-line, seguindo a temática do evento. As oficinas e minicursos deverão ter 02 ou 04 horas de duração e serão aceitos até duas(dois) ministrantes por atividade.

Confira o Edital de Submissão de Minicursos e Oficinas.

Chamada para Lançamento de Livros

Autoras(es) que tiveram livros publicados em 2019, 2020 e 2021 com temáticas voltadas às políticas de ações afirmativas, relações étnico-raciais, África, africanidades, literatura, artes, culturas negras, inclusão social e temáticas afins podem realizar o lançamento das obras durante o Fórum 2021.

As submissões dos livros podem ser feitas até o dia 31 de outubro de 2021, por meio de formulário on-line, anexando minibiografia das autoras(es)/organizadoras(es) com até 5 linhas; capa do livro em formato de imagem; fotos das(os) autoras(es) e resumo de até dez linhas da obra. O lançamento dos livros ocorrerá no dia 19 de novembro, às 18h.

Confira o Edital de Chamada para lançamento de Livros.

Mais informações sobre o Fórum 2021 no site ufrb.edu.br/forum.

*Fonte: https://ufrb.edu.br/portal/noticias/6296-ufrb-realiza-forum-pro-igualdade-racial-e-inclusao-social-do-reconcavo-2021