Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

LabCov UFRB ultrapassa marca de 3000 testes da Covid-19

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 27 Outubro 2021 15:56 | Publicado: Quarta, 27 Outubro 2021 15:56 | Acessos: 436

Nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, o LabCov do CCS/UFRB ultrapassou a importante marca dos 3000 exames realizados. Inaugurado em 05 de abril, o LabCov realiza testes de diagnóstico por RT-qPCR, considerado uma técnica padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19.

Para comemorar essa marca e registrar este feito, a equipe do laboratório encomendou um bolo especial. Sem dúvida, um reconhecimento a estes trabalhadores que estão na linha de frente em ações de enfrentamento à pandemia. Parabéns a toda equipe LabCov UFRB!

 

 

O LabCov tem um papel fundamental capilarizando o diagnóstico da doença na região do recôncavo, auxiliando os municípios da região na vigilância entre profissionais da saúde diminuindo a dependência do Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, dando celeridade aos resultados e possibilidade de rápido isolamento e acompanhamento do paciente em casos de testes positivados.

A implantação do Laboratório foi realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar – que contempla biomédicos (responsáveis técnicos), profissionais ligados ao trabalho de campo, articulação com municípios, análises laboratoriais e tecnologia da informação.

Fernando Vicentini, coordenador do LabCov, destacou o apoio institucional da Reitoria da UFRB, e de suas pró-reitorias de Extensão (PROEXT), de Administração (PROAD), de Planejamento (PROPLAN) e de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI).

Além destes setores da Administração Central, é preciso destacar a colaboração da Coordenação do Complexo Multidisciplinar em Estudos e Pesquisas em Saúde (COMEPS), do Núcleo de Gestão Técnico Específico (NUGTESP) e da Gerência Técnica Administrativa do CCS que fizeram parte da comissão de implantação do laboratório no Centro de Ciências da Saúde.
O Laboratório é a base de projetos de extensão e pesquisa vocacionados ao diagnóstico precoce das infecções pelo COVID-19 ou SARS-CoV-2 em profissionais de estabelecimentos de saúde em municípios da região de abrangência da UFRB, em seus três territórios de abrangência, com atendimento de rotina para municípios da Regional de Saúde Leste, os quais estão sob jurisdição sanitária compatível com a localização do laboratório.

Uma das últimas etapas para o funcionamento do Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 foi a habilitação oficial do órgão regulador no Estado, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (LACEN/BA).

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página