Credenciamento de docentes para o Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena - CCS/UFRB (Docentes da UFRB)

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 09 Fevereiro 2022 13:29 | Publicado: Terça, 29 Março 2022 07:29 | Acessos: 851

- Edital

- Formulário de Inscrição* (Inscrições prorrogadas até 18/03/2022)

- Barema

- Plano de Trabalho

*A Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena comunica que foram prorrogadas as inscrições para credenciamento de docentes. O prazo foi estendido até o dia 18 de março de 2022.

- Retificação do Cronograma do Edital 01/2022

- Homologação das Inscrições**

Candidato

Nuno Damácio de Carvalho Félix

Homologada

Diana Anunciação Santos

Homologada

Santo Antônio de Jesus, 28 de março de 2022

Comissão de Credenciamento Docente

Amália do Nascimento do Sacramento Santos

Djanilson Barbosa dos Santos

Maria da Conceição Costa Rivemales

O Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena divulgou Edital 01/2022 que estabelece procedimentos para o Credenciamento Docente no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde da População Negra e Indígena do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O credenciamento no Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena (PPGSPNI) UFRB tem como objetivo habilitar docentes a atuarem no campo do ensino, pesquisa, extensão e orientação de discentes, na área de concentração Políticas e Ações de Saúde e duas linhas de pesquisa:

- Epidemiologia, Planejamento, Gestão em Saúde, Racismo Institucional e Iniquidades em Saúde; e

- Conhecimentos tradicionais, adoecimento, cuidado, saberes e práticas de saúde e cura.

Poderão participar do processo de credenciamento docente para o Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena - UFRB, docentes efetivos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no mínimo, título de doutorado. O Colegiado se reserva o direito de deliberar sobre o enquadramento (permanente ou colaborador) mais apropriado para o professor, conforme critérios definidos pela CAPES.

DAS VAGAS

Com vista a atender as demandas do programa, estão sendo disponibilizadas 03 (três) vagas para credenciamento de docentes de acordo com o quadro abaixo:

CATEGORIA

LINHA DE PESQUISA

CONCENTRAÇÃO

COLABORADOR

Saberes e práticas de saúde da população indígena

COLABORADOR

Saberes e práticas de saúde da população negra

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas, exclusivamente, no período de 09/02/2022 a 11/03/2020 (Inscrições prorrogadas até 18/03/2022). As inscrições serão realizadas mediante preenchimento e envio do formulário de inscrição para credenciamento docente disponível no site do PPGSPNI disponível no endereço https://ufrb.edu.br/mprofsaudenein/

Para a inscrição, os docentes deverão preencher o formulário de inscrição e demais Anexos, que compreendem informações relativas a:

- Plano de trabalho com metas, para 48 meses;

- Barema para análise da produção dos candidatos.

O Formulário de Inscrição e os Anexos I e II encontram-se disponíveis, no formato Word, na página do PPGSPNI. No processo de candidatura, estes documentos devem ser anexados em formato PDF sendo encaminhados para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Requisitos para inscrição:

Para candidatura a seleção de credenciamento de docente permanente ou colaborador do Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena - UFRB, será necessário:

• Ser portador de título de doutor legalmente reconhecido ou revalidado em nível nacional e atender a todos os preceitos da Portaria N° 2, de 4 de janeiro de 2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
  • Atuar no ensino de graduação ou pós-graduação nos termos da Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) vigente;
  • Liderar e/ou participar em grupo (s) de pesquisa com cadastro ativo no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq com linha de pesquisa compatível com a área de saúde coletiva;
  • Comprovar a publicação de artigos, livros e/ou capítulo de livros, no período de 2018 a 2021, de acordo com a classificação dos periódicos, na área de saúde coletiva;
  • O credenciamento deve considerar ainda pelo menos 1 (uma) das condições descritas abaixo:

I- Ter apresentação regular de trabalhos em eventos científicos relevantes, preferencialmente nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde da População Negra, Saúde da População Indígena (pelo menos um trabalho por ano).

II- Ter evidência de empenho para captar recursos humanos (bolsas de iniciação científica, orientações em Trabalhos de Conclusão do Curso, recém-doutor, professor visitante etc.) e recursos financeiros junto às agências de fomento.

III -Ter participação em projetos, de cooperação científica, relevantes para o Programa.

• Dispor de, no mínimo, 08 horas semanais para o desenvolvimento das atividades no Programa;
  • Não atuar, no ato do ingresso, como docente permanente em mais de dois (02) Programas de Pós-Graduação “Stricto Sensu” credenciados;
  • Apresentar um plano de trabalho para desenvolvimento nos próximos 48 meses (2022-2025), em atividades de ensino (indicação de disciplina (s) a ser (em) ministrada (s) de acordo com a matriz curricular do PPGSPNI, disponível em: https://ufrb.edu.br/mprofsaudenein/), pesquisa (perspectivas de execução de projeto (s) de pesquisa indicando sua viabilidade de execução e aderência às linhas de pesquisa do Programa) e/ou atividades de extensão que sejam compatíveis com as linhas do PPGSPNI e com as exigências para atuação como professor permanente.

Consulte o Edital para mais informações