Residência em Enfermagem da UFRB formará a 1ª turma do Programa

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 24 Fevereiro 2022 10:27 | Publicado: Quinta, 24 Fevereiro 2022 10:27 | Acessos: 772

A coordenação do Programa de Residência em Enfermagem com especialização em Cardiologia do CCS/UFRB parabeniza as residentes pelas defesas e aprovações dos seus Trabalhos de Conclusão da Residência (TCR) ocorridas nos dias  23 e 24 de fevereiro de 2022.

Sobre o Programa:

A Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia constitui-se em Ensino de Pós-Graduação lato sensu, modalidade treinamento em serviço, destinado a enfermeiras(os), sob a forma de Curso de Especialização. Fruto da parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Saúde (MS), este Programa de Residência adota uma concepção de formação multidisciplinar continuada, qualificando profissionais enfermeiras/os para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e demandas da sociedade, no contexto da atenção à saúde. Essa proposta visa, além da formação de profissional qualificado(a) para atender às exigências do SUS, a formação de cidadão(ã) crítico(a) que busque, em seus espaços de atuação profissional, social e política, a possibilidade de construir, coletivamente, soluções de problemas que acometem as pessoas usuárias do sistema de saúde brasileiro.

Desenvolvido no período de dois anos (24 meses) e em regime de dedicação exclusiva (DE), não podendo o residente desenvolver outras atividades profissionais no período de realização da mesma (lei no 11.129/2005 artigo 13, parágrafo segundo), a Residência em Área Profissional de Saúde em Enfermagem com ênfase em Cardiologia realizará suas atividades práticas nas unidades da rede própria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Unidades Básicas de Saúde na região do Recôncavo da Bahia, conforme disponibilidade dos campos. As atividades teóricas deste Programa serão desenvolvidas nas instalações do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e/ou instituições parceiras, uma ou duas vezes por semana, conforme planejamento acadêmico do curso, sendo de inteira responsabilidade do/a Residente o transporte para os campos das atividades deste Programa de Pós-Graduação.

O(A) Residente deste Programa desenvolverá suas atividades de treinamento em serviço de atenção básica, clínica e especialidades. Na atenção primária serão desenvolvidas atividades em Unidades Básicas de Saúde; na clínica, as atividades ocorrerão em hospitais nos setores de clínica médica, cirúrgica e ambulatório. Nas especialidades, as atividades incluirão as Unidades de Terapia Intensivas, Centro Cirúrgico e hemodinâmica, todas incluindo pediatria, adolescente, adulto e idoso. A permanência da/o

Residente nos serviços supracitados está condicionada à disponibilidade de vagas nas unidades descritas, não estando vinculado ao primeiro ou segundo ano da residência.

Competências

1. Apreender acerca das afecções cardiovasculares que acometem criança, adolescente adulto e idoso na atenção básica/primária, clínica e especialidades;

2. Desenvolver raciocínio crítico e baseado em evidências atuais para a resolução de problemas das principais afecções cardiovasculares que acometem crianças, adolescentes, adultos e idosos na atenção básica/primária, clínica e especialidades;

3. Conhecer o manejo das principais doenças cardiovasculares e as abordagens terapêuticas à criança, adolescente adulto e idoso na atenção básica/primária, clínica e especialidades;

4. Promover sistematicamente o cuidado de enfermagem em cardiologia à criança, adolescente, adulto e idoso na atenção básica/primária, clínica e especialidades.

Coordenação:

Coordenadora: Profª Drª Patrícia Veiga Nascimento