Professora do CCS desenvolve pesquisa que relaciona a Rede de Atenção e as condições sanitárias de USFs

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 31 Março 2022 09:28 | Publicado: Quinta, 31 Março 2022 10:22 | Acessos: 735

- Baixe aqui o artigo (DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.17440)

Motivada pelas condições sanitárias de unidades de saúde da família e entendendo-as como potenciais centros de comunicação de outros serviços de saúde, a Professora do Centro de Ciências da Saúde - CCS, Elaine Andrade Leal Silva*, desenvolveu uma pesquisa em parceria com Leidiane Andrade Barreto** e Mariluce Karla Bomfim de Souza*** que resultou no artigo intitulado “Rede de atenção e condições sanitárias das unidades de saúde da família: há alguma relação?”.

A pesquisa é importante, pois promove a reflexão acerca da integração sistêmica entre os diversos serviços e ações em saúde de maneira a efetivar as diretrizes do SUS. Para isso, foram realizadas entrevistas a gestores, trabalhadores e usuários de oito unidades de saúde da família de um município do nordeste brasileiro.

A pesquisa constatou que existe fragilidade na articulação entre serviços de saúde caracterizando a fragmentação do sistema de saúde. Além disso, percebeu-se que as condições sanitárias das unidades revelam: faltam instrumentos, equipamentos, profissionais e estrutura ideal para atender as necessidades de saúde da população, o que compromete a resolutividade nestes serviços, bem como altera os fluxos e sobrecarrega as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.

Os resultados da pesquisa identificam que as condições sanitárias insatisfatórias das unidades de saúde da família podem interferir na organização e na oferta de serviços prestados, na ineficiência da comunicação entre os níveis de atenção e em falhas no processo de regulação.

Divulgar ciência ajuda a melhorar a educação. A divulgação atrai jovens e entusiastas para o convívio no meio científico e ajuda a desmistificar conceitos equivocados e mitos sobre o papel do cientista. Sendo assim, o trabalho de divulgação de um artigo científico auxilia não só o pesquisador, como a sociedade como um todo.

Seu artigo foi publicado? Vamos divulgá-lo!

*Elaine (Lattes) possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e doutoranda no Programa de Pós Graduação enfermagem e saúde da Universidade Federal (iniciado em 2018). Professora adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desenvolve pesquisa nos Núcleo de Pesquisa Saúde Educação e Trabalho (NSET) e do Grupo de Estudo Pesquisa Administração Serviços de Saúde(GEPASE). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema único de saúde, atenção primária a saúde, rede de atenção à saúde, enfermagem, educação interprofissional e práticas colaborativas em saúde.

**Leidiane é Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências da Saúde. Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

***Mariluce é Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.