Chamada para Participação em Projetos de Pesquisa e Extensão: Laboratório de estudos em Neurociências, Cronobiologia & Sono

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 04 Maio 2022 12:50 | Publicado: Quarta, 04 Maio 2022 15:27 | Acessos: 829

Convidamos a comunidade acadêmica discente do Centro de Ciências da Saúde/UFRB para participar das atividades de nosso Laboratório inserindo-se nos projetos listados na próxima página. Ofertaremos um curso inicial de 16 horas para formação e discussão de projetos de pesquisa e extensão.

No ano de 2013, inicia-se as atividades do Grupo de Estudos em Neurociências e Tempo (GENTE) do CCS/UFRB. Orientamos vários alunos bolsistas PROPAE, PIBEX, PIBIC e Jovens Talentos de todos os cursos do CCS. Muitos fizeram iniciação científica ou participaram de ações de extensão, defenderam seus trabalhos de Conclusão de Curso e seguiram suas trajetórias acadêmicas com conhecimentos na área de neurociências, cronobiologia e sono.

No período da pandemia as atividades presenciais tiveram uma pausa, porém, retornamos agora em 2022 com uma novidade muito importante: a parceria da Prof. Dra. Rhowena Jane Barbosa de Matos, o que amplia nossas linhas de pesquisa nas áreas de plasticidade neural, meio ambiente e comportamentos.

Assim, o Laboratório de Estudos em Neurociências, Cronobiologia & Sono passa a desenvolver pesquisa e extensão nas linhas de Comportamento alimentar, plasticidade fenotípica e desenvolvimento neurofisiológico, Plasticidade Neural e Cronobiologia, Plasticidade neural, nutrição, estimulação sensorial e comportamento, Cronopatologia e Cronofisiologia Humana, Cronotipos Humanos e Inovação de Produtos e Processos de Divulgação Científica e Popularização da Ciência.
discussão de projetos de pesquisa e extensão.

EXISTE A POSSIBILIDADE DE ESCREVERMOS NOVOS PROJETOS A DEPENDER DO INTERESSE E MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES. PARA DECLARAR INTERESSE EM PARTICIPAÇÃO EM NOSSO LABORATÓRIO, ENVIE EMAIL PARA:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projeto de Extensão:

-Divulgação Científica da Cronobiologia para Professores e Alunos do Ensino Médio

Projetos de Pesquisa:

-Sono e Desempenho Acadêmico de Estudantes da Área da Saúde (nacional).

-Sono e Desempenho Acadêmico de Estudantes do Centro de Ciências da Saúde/UFRB

-Sono e Desempenho Acadêmico de Estudantes do Ensino Médio de Santo Antônio de Jesus-BA.

-Avaliação dos aspectos emocionais de universitários durante a pandemia do covid-19: ansiedade, depressão, estresse e medo.

Análise da interação entre ritmo de atividade- repouso e memória em universitários no período pandêmico.

Análise do ritmo de alimentação e de atividade- repouso de universitários durante a pandemia do COVID-19.