Participação do Centro de Ciências da Saúde no V Simulado de Emergência Química nas proximidades da Barragem do Rio da Dona - Assista ao vídeo

Escrito por Ivanei | Criado: Quinta, 14 Julho 2022 10:05 | Publicado: Quarta, 15 Fevereiro 2023 10:05 | Acessos: 463

No dia 12/07/2022, ocorreu o V Simulado da Emergência Química em trecho da BR101, que margeia o lago da barragem do rio da Dona, manancial que é de suma importância para o abastecimento de água potável para a população dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa e Varzedo.

Atendendo a uma ação civil do Ministério Público Federal, este evento, promovido bienalmente a partir de 2011, cumpre esta exigência, atribuída a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e faz parte do escopo do Plano de Atendimento a Emergência, envolvendo representantes de diversos órgãos das esferas Municipal, Estadual e Federal.

Neste exercício, através da simulação do vazamento de amônia transportada por um caminhão tanque, foram apresentadas formas de mitigar os impactos advindos desta possível contaminação do manancial.

O Centro de Ciências da Saúde-CCS, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia–UFRB, representado pelo Servidor Técnico-Administrativo, Roberval de Jesus Assunção, Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, atuou nas atividades de planejamento, coordenação e realização de todos os cinco exercícios (2011, 2013, 2015, 2018 e 2022). Cabe ressaltar, que assim como no simulado anterior, tivemos também a participação do Senhor José Mário Ferreira dos Santos, Técnico em Análises Clínicas deste Centro.

A relevante participação do CCS retrata o seu compromisso e responsabilidade civil ambiental, tendo em vista que o objetivo destes exercícios é a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre atendimento a emergências com substâncias químicas, incluindo técnicas de avaliação, controle e monitoramento nessas situações.