Estudantes do CCS/UFRB realizam Feira de Saúde em parceria com o Projeto Acolher

Escrito por Ivanei | Criado: Sexta, 29 Julho 2022 09:36 | Publicado: Sexta, 29 Julho 2022 09:36 | Acessos: 489

No dia 26 de julho de 2022 os discentes da turma 2021.2, do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB, realizaram uma Feira intitulada “Saúde da mulher, promoção e cuidado: uma experiência de Educação Popular dos estudantes da UFRB”.  O objetivo desta ação foi o de promover o bem-estar no sentido de possibilitar a autonomia e ampliar reflexões críticas sobre experiências de vida e de saúde das mulheres, através do diálogo e da construção de saberes compartilhados.

A ideia surgiu no primeiro dia de aula do componente Comunicação e Educação em Saúde, ministrado pela professora Nubia Pinto, quando a estudante Josiane Santos relatou a sua história de vida e o desenvolvimento do Projeto Social que ela vem desenvolvendo no sentido de combater a violência de gênero e empoderar mulheres: o Acolher.  Diante disso, resolvemos realizar uma ação com esse enfoque no final da disciplina.

A Feira foi realizada na Paróquia do bairro Alto Santo Antônio, teve como público-alvo mulheres da localidade e contou com a participação da Capitã Iza Amorim e da Subtenente Patrícia Boechat, representantes do Núcleo de Atendimento à Mulher da Polícia Militar da Bahia, de Aryane Maria do CREAS, de Iolanda Pires e Ana Paula do CRAS, de Marcia Menezes do Conselho Municipal de Saúde, de Elza Lago do Conselho da Mulher e de Carmelita Nery da Comissão da Mulher da OAB.

Os estudantes da UFRB realizaram duas oficinas: uma sobre saúde e qualidade de vida, através de um momento de meditação com o professor de yoga Andre Souza (@andresouzayoga) e outra sobre auto-estima, com a realização de maquiagens e sessão de fotos com mulheres da comunidade do Alto Santo Antônio.

Estes foram os estudantes da UFRB que realizaram a ação:

ANA PAULA PEREIRA DOS SANTOS, CAROLINE RIBEIRO NOGUEIRA, DARAH KOELLER, VASCONCELOS, FERNANDA DE ANDRADE, GABRIEL PALMA SANTOS NASCIMENTO, GIOVANNA ALVES LEAO, INGRID DA SILVA BITENCOURT, ITALO HEISEMBERG TAVEIRA EGIDIO DE MELO, JACIARA NAIR DIAS GOMES, JOSE NOGUEIRA DA SILVA NETO, JOSIANE SANTOS PEREIRA E SANTOS, LAIARA DOS SANTOS ANDRADE MEIRELES, LAIZE MOREIRA DAMACENO, LEONARDO SANTOS DE JESUS, LIVIA MARIA CAIRES ALVES DOS SANTOS, MICAEL ALMEIDA DA SILVA, RAUL DOS SANTOS CRUZ, RIVIA SANTOS RIBEIRO, TALITA DE SOUZA SANTOS, TATIANE FRANCISCA DA PAIXÃO SANTOS DE ALMEIDA, TERTULIANO VICTOR GALVAO MOREIRA, VANESSA APOLONIO DOS SANTOS E YASMIN DA SILVA BITENCOURT.