Colóquios em Saúde "Qualidade de Sono, Cronotipo, Humor e Atividade Física de Universitários Mudaram Durante a Pandemia da COVID-19?"

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 22 Maio 2023 10:16 | Publicado: Terça, 23 Maio 2023 17:47 | Acessos: 233

Título: Qualidade de Sono, Cronotipo, Humor e Atividade Física de Universitários Mudaram Durante a Pandemia da COVID-19?

Palestrante: Profa. Dra. Rhowena Jane Barbosa de Matos.

Dia/horário/local: Sexta-feira, 26 de maio, às 14 horas, na Sala 11 do Pavilhão de Aulas do CCS.

Apresentação:

Os aspectos emocionais e cronobiológicos de universitários foram alterados no início da pandemia de COVID-19. No entanto, ao passar do tempo, esse perfil pode ter sido revertido por um processo adaptativo. Assim, diante da necessidade de observar a longo prazo, essas mudanças, além disso propor estratégias para mitigar possíveis danos mentais, emocionais e do sono em universitários, tivemos o objetivo de avaliar a qualidade do sono, exposição solar, cronotipo, humor e atividade física de universitários em dois anos consecutivos durante a pandemia. Para isso, contamos com a participação de 318 universitários que responderam alguns questionários em dois momentos (2020 e 2021). Os resultados da presente pesquisa revelam que a duração prolongada da pandemia não alterou os sintomas de ansiedade, depressão e estresse percebido de estudantes universitários, mas os alunos tornaram-se mais matutinos no segundo ano. Além disso, os universitários expuseram-se menos à luz do sol no segundo ano da pandemia de COVID-19, mas não alteraram a qualidade do sono, sonolência ou atividade física em geral, sugerindo um comportamento adaptativo ao cenário epidemiológico. Além disso, a atividade física e o cronotipo matutino estiveram relacionados a um menor impacto psicológico em ambos os momentos.