Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB abre inscrição para Residência em Enfermagem - Convocação para Matrícula

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 08 Setembro 2023 10:45 | Publicado: Sexta, 19 Janeiro 2024 07:04 | Acessos: 9099

- Edital

- Inscrições (das 14h do dia 11/09/2023 às 23h59min do dia 06/10/2023)

- Manual do Candidato (passo a passo para inscrição)

- Resultado da Avaliação da Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição

- Resultado do recurso contra a não isenção da taxa de inscrição

- Errata nº 01 do Edital (Prorrogação das inscrições até 20/10)

- Homologação das Inscrições

- Análise de recurso quanto a não homologação das inscrições

- Homologação final das inscrições

- Retificação nº 01 da Homologação Final das Inscrições

- Retificação nº 02 da Homologação Final das Inscrições

- Local de Provas

- Cronograma do procedimento de heteroidentificação

- Gabarito da prova

- Resultado da interposição de recurso contra o gabarito da prova objetiva

- Retificação do gabarito da prova de seleção

- Resultado da Prova Objetiva

- Resultado da interposição de recurso contra o resultado da prova objetiva

- Resultado final da Prova Objetiva

- Resultado da Prova de Títulos

- Interposição de recurso contra o resultado da prova de título

- Resultado final da prova de títulos

- Resultado e classificação final

- Edital de Convocação para Matrícula

- Formulário de Matrícula

- Formulário para cadastro de dados no SIAPE

 

 

 

 

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições do processo seletivo para o ingresso de estudantes regulares do Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia, no primeiro semestre acadêmico de 2024. São oferecidas 3 vagas, sendo uma delas destinada a candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as).

Para candidatar-se, é necessário diploma devidamente registrado ou certificado de conclusão do curso de graduação em Enfermagem. A documentação emitida pela Instituição de Ensino Superior (IES) deverá ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), assim como o registro no Conselho de Categoria Profissional.

As inscrições devem ser realizadas somente via internet, no período das 14h de 11 de setembro até às 23h59 de 6 de outubro, via SIGAA. A documentação exigida para inscrição está listada no Edital nº 01/2023. O valor da taxa é de R$ 55,00. Para os(as) candidatos(as) que atenderem aos requisitos do edital, é possível solicitar a isenção do pagamento até 15 de setembro.

A seleção do Programa será realizada em duas etapas: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, e prova de títulos mediante análise de currículo lattes, de caráter classificatório. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para 22 de dezembro.

Os(as) selecionados(as) receberão uma bolsa no valor mensal bruto de R$ 4.106,09, paga pelo Ministério da Saúde. O regime especial de treinamento em serviço será de 60 horas semanais, durante os 24 meses do curso, a contar da data de início das atividades.

Mais informações no Edital nº 01/2023.

 

 

SOBRE O PROGRAMA E ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA

A Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia constitui-se em Ensino de Pós- Graduação Lato Sensu, modalidade treinamento em serviço, destinado a enfermeiras(os), sob a forma de Curso de Especialização. É fruto da parceria entre UFRB, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus (SMS-SAJ) e Ministério da Saúde (MS). Este Programa de Residência adota uma concepção de formação multidisciplinar continuada, qualificando profissionais enfermeiras(os) para atender às necessidades do SUS e demandas da sociedade, no contexto da atenção à saúde. Essa proposta visa, além da formação de profissional qualificado(a) para atender às exigências do SUS, a formação de cidadão(ã) crítico(a) que busque em seus espaços de atuação profissional social e política a possibilidade de construir, coletivamente, soluções de problemas que acometem os usuários do SUS.
O desenvolvimento do Programa de Residência em Enfermagem com ênfase em Cardiologia acontece no período de 02 anos (24 meses) e em regime de Dedicação Exclusiva - DE, não podendo o Profissional de Saúde Residente desenvolver outras atividades profissionais no período de realização dela (Lei no 11.129/2005, Artigo 13, Parágrafo Segundo). As atividades teóricas do referido Programa são desenvolvidas nas instalações do CCS/UFRB e/ou instituições parceiras, conforme disponibilidade das instituições parceiras, uma ou duas vezes por semana, conforme planejamento acadêmico do Programa, sendo de inteira responsabilidade do/a Profissional de Saúde Residente o transporte para os campi das atividades teóricas deste Programa de Pós-Graduação.
As atividades práticas do referido Programa de Residência serão realizadas quatro dias na semana nas seguintes Instituições de Saúde e em áreas de atuação básica, clínica e especialidades, incluindo crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas, sendo de inteira responsabilidade do/a Profissional de Saúde Residente o transporte para os campi das atividades práticas deste Programa de Pós-Graduação:


- Unidade Básica de Saúde (UBS) do Calabar, localizada no município de Santo Antônio de Jesus-Ba, região do Recôncavo da Bahia;
- Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado no município de Santo Antônio de Jesus-Ba, região do Recôncavo da Bahia, com atividades a serem desenvolvidas nas unidades de Emergência e Unidade de terapia Intensiva (UTI);
- Hospital Ana Nery (HAN), localizado no município de Salvador-Ba, com atividades a serem desenvolvidas em unidade ambulatorial, clínica, cirúrgica, nefrologia, UTI, Centro Cirúrgico (CC), hemodinâmica, agência transfusional, bioimagem e gestão de leitos.


A permanência do Profissional de Saúde Residente nos serviços supracitados está condicionada à disponibilidade de vagas nas unidades descritas, não estando vinculado ao primeiro ou segundo ano do referido Programa.


Competências:
• Apreender acerca das afecções cardiovasculares que acometem criança, adolescente, adulto e idoso na Atenção Básica/Primária, clínica e especialidades;
• Desenvolver raciocínio crítico e baseado em evidências atuais para a resolução de problemas das principais afecções cardiovasculares que acometem crianças, adolescentes, adultos e idosos na Atenção Básica/Primária, clínica e especialidades;
• Conhecer o manejo das principais doenças cardiovasculares e as abordagens terapêuticas em criança, adolescente, adulto e idoso na Atenção Básica/Primária, clínica e especialidades;
• Promover, sistematicamente, o cuidado de enfermagem em cardiologia para criança, adolescente, adulto e idoso na Atenção Básica/Primária, clínica e especialidades.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página