NOTA DE ALERTA - Aumento dos Casos de COVID-19 no CCS

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 20 Outubro 2023 15:47 | Publicado: Sexta, 20 Outubro 2023 15:47 | Acessos: 342

Prezada comunidade do Centro de Ciências da Saúde da UFRB,

Na última semana, temos observado um preocupante aumento no número de casos de COVID-19 em nosso Centro. Um surto ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença. Nestes casos, é fundamental que todos estejam cientes das medidas a serem tomadas para conter a propagação do vírus e proteger a comunidade acadêmica e familiares.
Recomenda-se algumas medidas:

1) Isolamento em Caso de Testagem Positiva. Esta orientação é válida para aqueles que testaram positivo para COVID-19. Nestes casos é essencial que o indivíduo se isole imediatamente. O isolamento é a maneira mais eficaz de evitar a disseminação do vírus. Fique em casa, evite o contato com outras pessoas e siga as diretrizes locais de isolamento.

2) Procurar Atendimento em Caso de Sintomas Graves. Caso o indivíduo apresente sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, febre alta persistente ou outros sintomas que o preocupem, não hesite em buscar atendimento médico através da rede de saúde local. Lembre-se que sua saúde é prioridade!

3) Comunicação imediata ao Colegiado ou Responsável Imediato. Caso um discente do CCS, comunicar imediatamente seu estado de saúde ao seu colegiado de curso. E, no caso de servidor comunique a sua chefia imediata. Isso permitirá a implementação de medidas apropriadas no ambiente de trabalho.

4) Testagem no LabCoV. Para aqueles que apresentam sintomas gripais ou tiveram contato com pessoas possivelmente infectadas, o laboratório está disponível para realização de testes.
Agende sua testagem através do link: https://forms.gle/DME3q2o4s9oJX2dW9

5) Verifique a sua caderneta de vacinação. Importa que o indivíduo certifique-se de que sua caderneta vacinal esteja atualizada com a dose da vacina bivalente contra a COVID-19. A vacinação é a ferramenta mais importante na luta contra a doença!

Para esclarecimento de dúvidas e informações detalhadas sobre procedimentos de testagem, consulte o site do CCS/UFRB, onde você encontrará orientações atualizadas: https://www.ufrb.edu.br/portal/coronavirus

Neste momento, a responsabilidade individual de cada um é crucial para frear a disseminação do vírus em nossa comunidade. Pedimos a todos que sigam rigorosamente as diretrizes de segurança e cuidem de si mesmos e dos outros. Lembramos que este é um alerta e atualizações sobre o tema serão publicadas.

Juntos, podemos superar esse desafio. Vamos nos unir em solidariedade e responsabilidade para proteger a saúde de todos no Centro de Ciências da Saúde e na UFRB.

Para mais informações, acesse a Nota técnica Nº 6/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS:

Equipe LabCoV